RELATO DE EXPERIÊNCIA: VIVÊNCIAS DO ESTÁGIO I EM GEOGRAFIA

Autores

  • Kennela Pires dos Santos Campos Autor
  • Lais Moraes de Oliveira Porfírio Autor
  • Lais Naiara Gonçalves dos Reis Autor

Resumo

O presente documento descreve em detalhes a experiência de estágio realizada na Escola Zico Monteiro, localizada em Uruana-GO, entre março e junho de 2025, com foco na observação e na monitoria docente e escolar. O principal objetivo do estágio foi identificar as estratégias pedagógicas e entender a dinâmica da sala de aula no ensino de Geografia, além de observar as técnicas de avaliação utilizadas pelo professor. As metas específicas incluíam auxiliar o professor em sala, observar práticas pedagógicas e contribuir ativamente na monitoria.

Durante o estágio, as atividades envolveram a observação de aulas de Geografia, anotações e análise das atividades e dos recursos didáticos utilizados, além da observação da interação dos alunos com o professor. Também participei do ambiente administrativo, observando as práticas de planejamento pedagógico com a equipe escolar. Observei todo o espaço escolar com uma visão ampla, com o intuito de analisar o ambiente e compreender a dinâmica existente na realidade educacional. Essas experiências permitiram uma imersão completa no ambiente escolar, facilitando a compreensão das rotinas e dos desafios enfrentados pelos educadores e pelos alunos.

Os resultados obtidos no estágio foram significativos. Foram elaborados relatórios de observação detalhados e, além disso, a interação constante com os alunos e professores proporcionou uma visão prática da realidade escolar, o que foi fundamental. Esse contato direto contribuiu para o aprimoramento das minhas habilidades de comunicação e gestão de sala de aula. O estágio agregou de maneira substancial à minha formação acadêmica e profissional, pois a prática diária permitiu o desenvolvimento de competências essenciais para a atuação docente, como a adaptação de estratégias pedagógicas às necessidades dos alunos.

Além das atividades de observação, participei da monitoria nas apresentações do Dia das Mães, durante dois dias, o que contribuiu para minha vivência com o ambiente escolar e com a equipe pedagógica, reforçando o espírito colaborativo e o planejamento conjunto entre os profissionais. Essa vivência nas atividades práticas e de planejamento escolar é um dos fundamentos da prática docente.

A participação em todas essas experiências, desde a observação até a avaliação dos alunos, é crucial para a formação docente e indispensável para um futuro educacional baseado nas necessidades dos estudantes. Essa prática enriquece o ensino e fortalece o compromisso com uma educação de qualidade.

Publicado

2025-06-24