EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM GEOGRAFIA NA OBSERVAÇÃO E MONITORIA DOCENTE E ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL II DO COLÉGIO ESTADUAL ZICO COELHO DE ITAPURANGA, GOIÁS

Autores

  • Marco Antonio Pereira de Sousa Autor
  • Lais Moraes de Oliveira Porfírio Autor
  • Lais Naiara Gonçalves dos Reis Autor

Resumo

 

Este relato apresenta, de forma simples e coerente, a minha experiência como estagiário na Escola Estadual Zico Coelho, localizada na cidade de Itapuranga, entre março e junho de 2025. O estágio foi realizado com o objetivo de compreender a dinâmica do ambiente escolar. Foram muitas as emoções vividas em sala de aula e nas atividades de monitoria, durante as quais vivenciei práticas relevantes no apoio ao professor titular de Geografia e no auxílio aos alunos em trabalhos de grupo e atividades didáticas. Os resultados obtidos no estágio foram significativamente positivos; por isso, foram registradas anotações relacionadas aos materiais didáticos e a outros títulos pertinentes, além da leitura do PPP para verificar como ele se adequa à escola.

Observei o ambiente escolar: as salas são bem ventiladas e contam com bons materiais de apoio, como lousa, datashow e caixas de som; os banheiros são bem centralizados; há uma cozinha em boas condições; uma biblioteca com grande acervo; uma quadra de futebol ampla para as atividades de Educação Física; e uma entrada inclusiva com rampa de acesso. Na monitoria docente, tive todo o suporte do professor, o que contribuiu para a superação das minhas dificuldades e, principalmente, para o desenvolvimento das minhas habilidades. Isso me permitiu aprender novas formas de planejar avaliações e atividades pedagógicas. Essa prática e vivência trouxeram uma nova perspectiva sobre a realidade escolar, especialmente em relação aos materiais didáticos, ajudando os alunos a perceberem essa realidade de forma mais clara. Por fim, agradeço imensamente por essa oportunidade, pois, ao vivenciar in loco, percebi que o aluno é parte central da escola, reforçando a importância do papel de cada um na construção de um ambiente de aprendizagem mais eficiente e acolhedor.

Publicado

2025-06-24