ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA: UMA EXPERIÊNCIA PRÁTICAFORMADORA NA ESCOLA ESTADUAL GEORGINA RODRIGUES COELHO
Resumo
Este relatório tem como objetivo relatar a experiência vivenciada no estágio supervisionado na Escola Estadual Georgina Rodrigues Coelho, com turmas do 6º ao 9º ano. Essa experiência me oportunizou aplicar conhecimentos teóricos em um ambiente prático. O objetivo deste trabalho é apresentar as experiências obtidas por meio das observações realizadas em sala de aula, junto aos alunos e professores. Acompanhei as aulas de Geografia do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, observei as metodologias de ensino utilizadas pelos professores e vivenciei de perto os desafios da profissão docente. A rotina escolar é dinâmica e exige dedicação, criatividade e paciência. Acompanhar o professor de Geografia em sua tarefa árdua possibilitou-me aprimorar minhas habilidades de comunicação e de planejamento em sala de aula.
Participei de monitoria escolar, juntamente com o professor regente e a equipe gestora, em que os alunos com melhor desempenho foram levados para um dia de lazer em uma chácara. Também realizamos uma ação pedagógica em parceria com a UEG, na qual foi apresentado o Museu Nello Bonone; na mesma oportunidade, propusemos uma dinâmica em que os estudantes fizeram um desenho que representasse o museu visitado.
Este estágio consolidou minha escolha pela docência, mostrando-me a importância do papel do professor na construção de um ambiente escolar propício à aprendizagem. Apesar dos vários desafios enfrentados pela profissão docente, toda essa vivência tem me preparado, de forma mais consciente, para os próximos passos da minha jornada acadêmica e profissional, pois hoje sei que a escola é um sistema complexo, no qual todas as partes estão interligadas e o sucesso educacional depende do esforço conjunto de toda a comunidade escolar. Por fim, o estágio na Escola Estadual Georgina Rodrigues Coelho foi uma etapa enriquecedora e transformadora.