ANÁLISE SEMIOLINGUÍSTICA DA CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS EM PEÇAS PUBLICITÁRIAS RELACIONADAS À DIVERSIDADE SEXUAL
Palavras-chave:
Palavras-chave: Publicidade. Sentido de língua. Sentido de discurso. Diversidade sexual.Resumo
Resumo: Este artigo é decorrente da pesquisa realizada no âmbito da Iniciação Científica com alunas do ensino médio técnico no IFRJ, campus Engenheiro Paulo de Frontin. Tratou-se de uma pesquisa de base qualitativa, que teve como objeto de estudo a observação dos sentidos explícitos e implícitos construídos em peças publicitárias relacionadas à diversidade sexual. Buscou-se responder às seguintes questões norteadoras: em qual plano (explícito ou implícito) se identifica a representação sociodiscursiva do público LGBTI+, considerando a interface escrita e imagem? Quais são os elementos verbo-visuais que auxiliam na construção implícita dessa representação, a partir da noção de sentido de discurso? O corpus de investigação foi formado por peças publicitárias de marcas como a Coca-cola, Burg Kings, Lojas Americanas, Doritos, Banco do Brasil, Santander, Unimed entre outras. Para a análise, foram utilizados o suporte da Teoria Semiolinguística (CHARAUDEAU, 2017) e os fundamentos teóricos de MONNERAT (2003), JODELET (2001) e MOSCOVICI (2001). Ao final, concluiu-se que a construção do(s) sentido(s) das peças analisadas depende da leitura realizada sobre os indícios apontados tanto no texto quanto nas imagens, ultrapassando a simples combinação de palavras.