A FLUTUAÇÃO NO USO DO SUBJUNTIVO

UMA ANÁLISE EM REDAÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Joelma Pereira Silva UFMA
  • Veraluce da Silva Lima UFMA

Palavras-chave:

Flutuação. Indicativo. Subjuntivo. Textos Escritos. Estudantes.

Resumo

RESUMO: Este artigo aborda a ocorrência da Flutuação do modo subjuntivo em redações de estudantes do ensino médio. O termo Flutuação está sendo empregado para indicar o desvio de uso do verbo no modo indicativo em sentenças que esperamos encontrar no modo subjuntivo, por exemplo. Numa sentença do tipo “as provas estão chegando, embora eu estou estudando, tenho medo de tirar notas ruins”, a expressão “embora” sugere que o verbo da oração destacada seja flexionado no modo subjuntivo e não no indicativo, como o aluno a empregou. O trabalho tem o objetivo descrever situações de Flutuação do modo subjuntivo em produções escritas de estudantes do ensino médio. Apoia-se, portanto, na perspectiva funcionalista norteada, principalmente, por Givón (1995; 2012), Bybee (2012; 2013) e Neves (2000; 2004; 2006), que discutem a gramática da língua em situações concretas de uso. Os procedimentos metodológicos são de base qualitativa, tendo como princípio de coleta de dados a construção de um corpus formado por textos produzidos por estudantes do Ensino Médio. Do corpus construído, selecionamos apenas 2 (dois) textos para análise. Os resultados apontaram que o estudante escreve conforme sua necessidade em mostrar o real, o verdadeiro ou, o irreal, fictício, não verdadeiro, dependendo de sua experiência com determinados temas propostos em sala de aula. Com essa necessidade de afirmar ou não a existência de algo num determinado contexto enunciativo, os estudantes usam o modo verbal que melhor esclarecem suas opiniões e argumentos.

Referências

ABREU, Antônio Suárez. Gramática integral da língua portuguesa: uma visão prática e funcional. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2018.
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
BECHARA, Evanildo. Gramática Escolar da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010.
CASTILHO, Ataliba T. de. Nova Gramática do Português Brasileiro. São Paulo: Editora Contexto, 2010.
CUNHA, Celso.; CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2013.
CUNHA, Mª Angélica Furtado da; TAVARES, Mª Alice. Linguística funcional e ensino de gramática. In: CUNHA, Mª Angélica Furtado da; TAVARES, Mª Alice (Orgs.). Funcionalismo e ensino de gramática. Natal, RN: EDUFRN, 2016, p.12-58.
DUARTE, Mª Eugênia Lammoglia. A expressão da modalidade deôntica e epistêmica na fala e na escrita e o padrão SV. In: Revista do GELNE. Natal, RN, vol. 14, Número Especial, 2012, p.77-94.
GONÇALVES, Jussara. R. Considerações sobre a flutuação no emprego do subjuntivo em contextos orais do português do Brasil. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2003.
GIVÓN, Talmy. Funcionalism and grammar. Philadelphia: John Benjamins, 1995.
____________Mudança Linguística. In: A compreensão da gramática. Tradução de Maria Angélica Furtado da Cunha, Mário Eduardo Martelotta e Felipe Albani. São Paulo: Cortez; Natal: EDUFRN, 2012.
MARTINS, H. F.; MEDEIROS, V. G. de. Considerações sobre a flutuação no emprego do subjuntivo no português do Brasil e seu impacto no ensino de alunos de português como segunda língua. Manuscrito inédito apresentado no V Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas, Christ Church, Oxford, 1996.

MELO, Gladstone Chaves de. Gramática fundamental da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1980.
NEVES. Maria Helena de Moura. Gramática de Usos do Português. São Paulo: Editora Unesp. 2000. pp. 1037.
_____________________. A Gramática Funcional. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2004.
_______________________. Texto e Gramática. São Paulo: Editora Contexto, 2006.

VIEIRA, M. M. M. Alternância no uso dos modos indicativo e subjuntivo em orações subordinadas substantivas: uma comparação entre o português do Brasil e o Francês do Canadá. Dissertação (Mestrado em Letras) – Departamento de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007.

Downloads

Publicado

2021-05-29