A FLUTUAÇÃO NO USO DO SUBJUNTIVO

UMA ANÁLISE EM REDAÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Joelma Pereira Silva UFMA
  • Veraluce da Silva Lima UFMA

Palavras-chave:

Flutuação. Indicativo. Subjuntivo. Textos Escritos. Estudantes.

Resumo

RESUMO: Este artigo aborda a ocorrência da Flutuação do modo subjuntivo em redações de estudantes do ensino médio. O termo Flutuação está sendo empregado para indicar o desvio de uso do verbo no modo indicativo em sentenças que esperamos encontrar no modo subjuntivo, por exemplo. Numa sentença do tipo “as provas estão chegando, embora eu estou estudando, tenho medo de tirar notas ruins”, a expressão “embora” sugere que o verbo da oração destacada seja flexionado no modo subjuntivo e não no indicativo, como o aluno a empregou. O trabalho tem o objetivo descrever situações de Flutuação do modo subjuntivo em produções escritas de estudantes do ensino médio. Apoia-se, portanto, na perspectiva funcionalista norteada, principalmente, por Givón (1995; 2012), Bybee (2012; 2013) e Neves (2000; 2004; 2006), que discutem a gramática da língua em situações concretas de uso. Os procedimentos metodológicos são de base qualitativa, tendo como princípio de coleta de dados a construção de um corpus formado por textos produzidos por estudantes do Ensino Médio. Do corpus construído, selecionamos apenas 2 (dois) textos para análise. Os resultados apontaram que o estudante escreve conforme sua necessidade em mostrar o real, o verdadeiro ou, o irreal, fictício, não verdadeiro, dependendo de sua experiência com determinados temas propostos em sala de aula. Com essa necessidade de afirmar ou não a existência de algo num determinado contexto enunciativo, os estudantes usam o modo verbal que melhor esclarecem suas opiniões e argumentos.

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Publicado

2021-05-29