UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA PERSPECTIVA CONSTRUTIVISTA DE VYGOTSKY PARA O ENSINO DE LITERATURA

O QUE HÁ POR TRÁS DO BONECO DE MADEIRA?

Autores

  • Isadora Mendes Batista
  • Vinícius Medeiros dos Santos

Palavras-chave:

sequência didática, perspectiva sociocultural, As aventuras de Pinóquio, Collodi

Resumo

O objetivo deste artigo é propor uma sequência didática de ensino pautada na perspectiva construtivista de Vygotsky (1987; 2010), a fim de formarmos leitores e escritores críticos e conscientes do seu papel político na sociedade. Para tanto, realizamos um estudo acerca da (co)construção do conhecimento, a perspectiva sociocultural de aprendizagem (VIEIRA-ABRAHÃO, 2012), do ensino de literatura, de maneira geral, em sala de aula, e da obra que apresentamos em particular, As aventuras de Pinóquio, de Carlo Collodi. Como resultado, elaboramos uma sequência didática que parte dos conceitos cotidianos dos alunos e busca alcançar, de maneira colaborativa, a construção dos conceitos científicos a respeito da produção literária collodiana e da realidade na qual os estudantes estão inseridos (VYGOTSKY, 1987; 2010).

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Publicado

2021-05-29