CONCORDÂNCIA VARIÁVEL E LIVRO DIDÁTICO
ANÁLISE DE UM LD DO ENSINO MÉDIO
Palavras-chave:
Sociolingística Educacional. Livro Didático. Concordância Variável.Resumo
Este trabalho tem por objetivo verificar como são tratadas as questões da concordância verbal e nominal quanto ao seu aspecto variável no Português Brasileiro no livro didático (LD) da primeira série do ensino médio da coleção “Português Contemporâneo: Diálogo, Reflexão e uso” (Cereja; Dias-Vianna; Damien, 2016), bem como problematizar o preconceito linguístico ainda presente na escola. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, assim, a partir de uma fundamentação teórica nas áreas da Sociolinguística Variacionista e da Sociolínguística Educacional, como Sherre (2005) Lucchesi, Baxter e Silva (2009), Bagno (2007), Bortoni-Ricardo (2004; 2005), Faraco (2008), Cyranka (2015), Cardoso e Cobucci (2014) entre outros trabalhos, buscou-se refletir sobre o modo como a concordância, verbal e nominal, é tratada no livro didático analisado. Concluiu-se que o livro didático analisado, apesar de conter um subcapítulo exclusivo para tratar dos temas da variação linguística, em alguma medida, contribui para a difusão do preconceito linguístico na escola quanto aos temas da concordância verbal e nominal e seu aspecto variável.
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