IDENTIFICAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM EXIGIDAS POR UM MANUAL COMUNICATIVO-ACIONAL

Autores

  • Alice Fernandes Henrique UEM

Palavras-chave:

Francês Língua Estrangeira. Perspectiva Acional. Abordagem Comunicativa. Estratégias de Aprendizagem.

Resumo

O Projeto de Iniciação Científica “Identificação das estratégias de aprendizagem exigidas por um manual comunicativo-acional” teve como objetivo apresentar teoricamente o ensino de língua estrangeira contemporâneo, proposto no Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (2001). Adicionalmente, fizemos um levantamento sobre as estratégias de aprendizagem que envolvem o ensino de línguas tendo como base os estudos de Cyr (1998) e O’Malley e Chamot (1990). Na sequência, analisamos a disposição da abordagem ou das abordagens de ensino de Francês Língua Estrangeira no manual Adomania 1 (A1), relacionando a ocorrência de estratégias de natureza metacognitiva, cognitiva e socio-afetiva à construção da “Étape 1” desse manual, bem como ao que se espera do professor de Francês Língua Estrangeira quando se tem como base a Perspectiva Acional. O estudo das estratégias de aprendizagem é essencial para a compreensão do processo de ensino da língua estrangeira. A partir desse entendimento, organizamos a pesquisa em três etapas: discussão sobre a abordagem acional, resgate teórico das estratégias de aprendizagem e identificação, no método de ensino de FLE, Adomania 1 (A1), das estratégias requeridas dos aprendizes durante a execução das atividades propostas na “Étape 1”. O percentual das estratégias – que mostrou uma deficiência de estratégias metacognitivas e socio-afetivas, em relação às cognitivas –, confirmou a importância do professor para a efetivação de um ensino comunicativo-acional, uma vez que o material didático em si, mesmo que caracterizado como referente à Perspectiva Acional, pode pender para um ensino tradicional, se não contar com o apoio do professor (Puren, 2009).

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Publicado

2021-05-29