O COMPLEXO ORACIONAL EM EDITORIAIS: UMA ANÁLISE SISTÊMICO-FUNCIONAL

Autores

  • Thamara Santos de Castro UFF
  • Isadora de Vasconcelos Picanço UERJ

Resumo

Para desenvolver as habilidades de leitura e escrita na Educação Básica, é necessário que se possibilite ao aluno uma reflexão sobre os recursos linguísticos que lhe são disponibilizados. “Em uma gramática funcional, (...) uma língua é interpretada como um sistema de significados, acompanhados de formas por meio das quais os significados podem ser realizados” (HALLIDAY, 1994, p. xiv.). Neste trabalho, apresentou-se a perspectiva de Halliday & Matthiessen (2004) sobre o complexo oracional, o que tradicionalmente é conhecido por período composto.  Por meio de quatro exemplares de editoriais, partiu-se da hipótese de que a construção do nexo oracional contribui para o desenvolvimento da argumentação e do percurso textual. A cada etapa do gênero, observaram-se os tipos de relações táticas e lógico-semânticas que a compunham, relacionando-as à função comunicativa das partes do texto. Com este trabalho, observou-se que as estruturas elaborativas, de realce e extensivas são utilizadas com propósitos diferentes nas etapas de apresentação, argumentação e conclusão. Dessa forma, acredita-se que, quando relacionadas as estruturas do complexo oracional aos objetivos do gênero, o trabalho com sintaxe oracional pode ser menos metalinguístico, uma vez que a língua é trabalhada em situação real de uso.

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Publicado

2021-05-29