SUJEITOS ATRAVESSADOS PELA BARBÁRIE

A ARTE COMO CAMINHO DE HUMANIZAÇÃO

Autores

  • Amanda Cristina Teixeira de Oliveira Instituto Federal de Goiás
  • Luciene Araújo de Almeida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Palavras-chave:

Reflexão. Conscientização. Humanização. Literatura.

Resumo

O presente artigo perpassa a barbárie da segunda guerra mundial e a barbárie contemporânea, calcada em Adorno (2006), Hanna Arendt (1989), Cosson (2006), Antônio Candido (2004) entre outros historiadores e filósofos, voltados para a conscientização da sociedade pelo viés literário. Desenvolveu-se em uma Escola Estadual um projeto voltado, a princípio, na reflexão crítica do ser enquanto sujeito social, pois consideramos a prática social como elemento fundamental de um melhor desenvolvimento cultural e humano. Para tanto, defendeu-se a ideia que o ensino de literatura potencializa e humaniza o indivíduo, ampliando sua capacidade de reflexão, compreensão e criticidade a respeito de si próprio e do mundo em que se insere.

Biografia do Autor

  • Luciene Araújo de Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

    Licenciada em Letras Vernáculas pela Universidade Federal de Goiás (2007), Mestre em Letras - Literatura pela Faculdade de Letras - UFG (2012), Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2012). Atua como professora no Instituto Federal de Goiás. Anteriormente, atuou dois anos como professora substituta da Universidade Federal de Goiás, no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada a Educação. Atuou também como professora do EJA-SESI, por dois anos. Tem experiência na área de Língua Portuguesa e Literatura para os Ensinos Fundamental, Médio e Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de literatura e formação de leitores, análise do discurso literário e cinematográfico e literatura afro-descendente. Tem formação na área de acesso e permanência, de estudantes de origem popular, à universidade pública.

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Publicado

2021-05-29