SUJEITOS ATRAVESSADOS PELA BARBÁRIE
A ARTE COMO CAMINHO DE HUMANIZAÇÃO
Palavras-chave:
Reflexão. Conscientização. Humanização. Literatura.Resumo
O presente artigo perpassa a barbárie da segunda guerra mundial e a barbárie contemporânea, calcada em Adorno (2006), Hanna Arendt (1989), Cosson (2006), Antônio Candido (2004) entre outros historiadores e filósofos, voltados para a conscientização da sociedade pelo viés literário. Desenvolveu-se em uma Escola Estadual um projeto voltado, a princípio, na reflexão crítica do ser enquanto sujeito social, pois consideramos a prática social como elemento fundamental de um melhor desenvolvimento cultural e humano. Para tanto, defendeu-se a ideia que o ensino de literatura potencializa e humaniza o indivíduo, ampliando sua capacidade de reflexão, compreensão e criticidade a respeito de si próprio e do mundo em que se insere.
Referências
ADORNO, Theodor W. Palavras e Sinais, modelos críticos 2. Petrópolis: Vozes, 1995. Disponível em: < http://www.uel.br/prograd/gepe/materiais/palavras_sinais.pdf> Acesso em: 29 nov. 2019.
ADORNO, Theodor W. Educação e Emancipação, trad. W. Leo Maar. 4. ed. SP: Ed. Paz e Terra, 2006.
ALEKSIÉVITCH, Svetlana A guerra não tem rosto de mulher. tradução do russo Cecília Rosas. 1a ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
ARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo. Tradução de Roberto Raposo. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. Disponível: < https://elivros.info/ler-online/baixar-origens-do-totalitarismo-hannah-arendt-epub-pdf-mobi-ou-ler-online#epubcfi(/6/4[OdinRight]!/4/2/1:0)> Acesso em: 29 nov. 2019.
BAROSSI, Luana. (Pó)éticas da escrevivência. Estudos da literatura brasileira contemporânea, n. 51, p. 22-40, maio/ago. 2017.
CANDIDO, Antônio. O direito à literatura. In: ___. Vários Escritos. Rio de Janeiro: Duas Cidades, 2004.
COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.
DUARTE, Rosália. Cinema & educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
FRANK, Anne. O diário de Anne Frank. Edição integral. São Paulo: Ed. Record, 2000 Disponível em: < https://youtruth.weebly.com/uploads/1/3/1/8/1318459/o_diario_de_anne_frank_-portuguese.pdf> Acesso em: 30. nov. 2019.
FREIRE, Paulo. Política e Educação. – 5. ed - São Paulo, Cortez, 2001. Disponível em:< http://forumeja.org.br/files/PoliticaeEducacao.pdf> Acesso em: 29. nov. 2019.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. Disponível em: <http://lelivros.love/book/download-pedagogia-do-oprimido-paulo-freire-em-epub-mobi-e-pdf/> Acesso em: 29. nov. 2019.
FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. 12ª Edição. Paz e Terra. Rio de Janeiro, 1979. Disponível em: < https://construindoumaprendizado.files.wordpress.com/2012/12/paulo-freire-educacao-e-mudanca-desbloqueado.pdf> Acesso em: 29. nov. 2019.
FREIRE, Paulo. Ação Cultural para Liberdade e Outros Escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
FREIRE, Paulo. Papel da Educação na Humanização. Revista Paz e Terra. São Paulo, 1969.
hooks, bell. Ensinando a Transgredir: a Educação como prática de liberdade. trad. de Marcelo Brandão Cipolla- 2. ed. SP: Ed. Martins Fontes, 2017.
HOLLEBEN, Í. M. A. D. D. S. Dia a dia da educação. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/462-2.pdf>. Acesso em: 30. nov. 2019.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
TEIXEIRA, Inês Assunção Castro & LOPES, José Sousa Miguel. A escola vai ao cinema. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica 2003.
YUNES, Eliana & OSWALD, Maria. A Experiência da Leitura. Edições Loyola, São Paulo, 2003.
ADORNO, Theodor W. Educação e Emancipação, trad. W. Leo Maar. 4. ed. SP: Ed. Paz e Terra, 2006.
ALEKSIÉVITCH, Svetlana A guerra não tem rosto de mulher. tradução do russo Cecília Rosas. 1a ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
ARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo. Tradução de Roberto Raposo. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. Disponível: < https://elivros.info/ler-online/baixar-origens-do-totalitarismo-hannah-arendt-epub-pdf-mobi-ou-ler-online#epubcfi(/6/4[OdinRight]!/4/2/1:0)> Acesso em: 29 nov. 2019.
BAROSSI, Luana. (Pó)éticas da escrevivência. Estudos da literatura brasileira contemporânea, n. 51, p. 22-40, maio/ago. 2017.
CANDIDO, Antônio. O direito à literatura. In: ___. Vários Escritos. Rio de Janeiro: Duas Cidades, 2004.
COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.
DUARTE, Rosália. Cinema & educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
FRANK, Anne. O diário de Anne Frank. Edição integral. São Paulo: Ed. Record, 2000 Disponível em: < https://youtruth.weebly.com/uploads/1/3/1/8/1318459/o_diario_de_anne_frank_-portuguese.pdf> Acesso em: 30. nov. 2019.
FREIRE, Paulo. Política e Educação. – 5. ed - São Paulo, Cortez, 2001. Disponível em:< http://forumeja.org.br/files/PoliticaeEducacao.pdf> Acesso em: 29. nov. 2019.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. Disponível em: <http://lelivros.love/book/download-pedagogia-do-oprimido-paulo-freire-em-epub-mobi-e-pdf/> Acesso em: 29. nov. 2019.
FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. 12ª Edição. Paz e Terra. Rio de Janeiro, 1979. Disponível em: < https://construindoumaprendizado.files.wordpress.com/2012/12/paulo-freire-educacao-e-mudanca-desbloqueado.pdf> Acesso em: 29. nov. 2019.
FREIRE, Paulo. Ação Cultural para Liberdade e Outros Escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
FREIRE, Paulo. Papel da Educação na Humanização. Revista Paz e Terra. São Paulo, 1969.
hooks, bell. Ensinando a Transgredir: a Educação como prática de liberdade. trad. de Marcelo Brandão Cipolla- 2. ed. SP: Ed. Martins Fontes, 2017.
HOLLEBEN, Í. M. A. D. D. S. Dia a dia da educação. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/462-2.pdf>. Acesso em: 30. nov. 2019.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
TEIXEIRA, Inês Assunção Castro & LOPES, José Sousa Miguel. A escola vai ao cinema. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica 2003.
YUNES, Eliana & OSWALD, Maria. A Experiência da Leitura. Edições Loyola, São Paulo, 2003.
Downloads
Publicado
2021-05-29