ASPECTOS RELACIONADOS AO NACIONALISMO NA OBRA TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA DE LIMA BARRETO

Autores

  • Tâmara Ramalho da Silva Universidade Federal do Piauí/ graduação
  • Tristan Nathanael Veras Pedrosa Universidade Federal do Piauí/ graduação

Palavras-chave:

Pré-modernismo. Nacionalismo. Crítica. Policarpo Quaresma.

Resumo

Dentre as obras que inseridas na estética literária do Pré-Modernismo, podemos afirmar que Triste fim de Policarpo Quaresma de autoria de Lima Barreto foi uma das mais relevantes. Este romance trata de maneira irônica o nacionalismo extremado do major Policarpo Quaresma. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo analisar os aspectos relacionados ao nacionalismo na obra Triste fim de Policarpo Quaresma. Para tal, realizaremos, primeiramente, uma apreciação do contexto histórico na qual a obra está inserida, além de abordar algumas ideias já discutidas pela crítica literária a respeito do romance. Esse estudo é relevante uma vez que abrange elementos da obra ainda não devidamente discutidos por outros autores, contribuindo, dessa forma, para enriquecer os estudos literários acerca do Pré-Modernismo e do romance de Lima Barreto. A partir do estudo realizado, observamos que desde o Arcadismo até contemporaneidade, diversas obras da literatura brasileira já apresentaram aspectos relacionados ao nacionalismo, ora este sendo manifestado de forma idealizada ou ufanista, ora apresentando um teor crítico-social. Contudo, até o período do Pré-Modernismo, não havia obras que criticassem o nacionalismo em si, isto é, que tivessem como foco uma crítica direcionada ao nacionalismo ufanista enquanto abordassem o contexto cultural, político e social da época. O romance de Lima Barreto possui um caráter de ineditismo na literatura brasileira. Além disso, sua obra é fundamental para compreensão do que se passava no Brasil no período da República Velha. Daí compreendemos o porquê de Triste Fim de Policarpo Quaresma estar inserido no cânone de nossa literatura.

 

Referências

BARRETO, Lima. Triste fim de Policarpo Quaresma [recurso eletrônico]. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2017.

BOSI, Alfredo. O Pré-modernismo. São Paulo: Cultrix, 1973.

CHATAIGNIER, Gilda. História da Moda no Brasil. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2010.

Homenageado Lima Barreto. FLIP, 2017. Disponível em: https://www.flip.org.br/homenageado/lima-barreto/ . Acesso em 02 de out. de 2019.
LOBATO, Monteiro. Lima Barreto. In: BARRETO, Lima; HOUAISS, Antonio; NEGREIROS, Lucia (Orgs.). Triste Fim de Policarpo Quaresma. Edição crítica. Madri; San José: Allca XX; Universidad de San José, 1997. Publicado originalmente em LOBATO, M. Livros Novos. Rio de Janeiro: [s.e.], 1919.
MILAGRE JÚNIOR, S. L.; FERNANDES, T. F. Belle Époque Brasileira: as transformações urbanas no Rio. Revista História em curso. Belo Horizonte, v.3, n.3, 19-33, 2013.

NUNES, Radamés Vieira. Sobre crônicas, cronistas e cidade: Rio de Janeiro nas crônicas de Lima Barreto e Olavo Bilac (1900-1920). Dissertação de mestrado em História. Instituto de História / Universidade Federal de Uberlândia, 2009.
REZENDE, F. C. D.; MEDINA, E.; DINIZ, A. P. S. Direito à cidade: a desigualdade social no Rio de Janeiro na República Velha em um paralelo com o Rio de Janeiro atual. Pará de Mina: Revista Digital FAPAM, v.6, n.6, 107-119, 2015.

SANTIAGO, Silviano. Um ferroada no peito do pé (dupla leitura de Triste fim de Policarpo Quaresma). In: SANTIAGO, Silviano. Vale quanto pesa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.
SODRÉ, Nelson Werneck. “Interpretações do Brasil” In: História da literatura brasileira. RJ: Bertrand Brasil, 1995.

SOUZA, F. Gralha de. A Belle Époque carioca: imagens da modernidade na obra de Augusto Malta (1900-1920). 162 f. Dissertação (Mestrado em História) – Instituto de Ciências Humanas e Letras, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora. 2008.

ZILLY, Berthhold. Lima Barreto e a cultura nacional. Tradução de Simone de Mello. Gramsci e o Brasil, 2006. Disponível em: https://www.acessa.com/gramsci/?page=visualizar&id=482. Acesso em 30 de set. de 2019.

Downloads

Publicado

2021-05-29