O LUGAR DAS DIVERSIDADES NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR – BNCC

Autores

  • Vitor Savio de Araújo Gomes POSLLI/UEG/UNI-GOIÁS

Palavras-chave:

BNCC. Diversidades. Gênero e Sexualidade. Diversidade Racial.

Resumo

Em um ambiente escolar não cabe lugar ao preconceito ou a nenhum tipo de discriminação, seja ela racial ou de gênero. Tais preconceitos acontecem na falta de respeito ao diferente, pela ausência de reconhecimento de que temos nossa identidade e que pertencemos a uma sociedade que necessita viver em harmonia. Nossa herança colonial é preconceituosa e discriminatória, cabendo então à legislação orientar o contrário, buscando descolonizar essa cultura racista. A Base Nacional Comum Curricular que deveria propor um debate profundo sobre o tema diversidade de gênero e racial se abdicou de fazê-lo por diversas questões, tais como pressão política e religiosa, ocultando em seu texto as expressões gênero e sexualidade. O documento se restringe a enfatizar o respeito às diversidades e quando faz referência a gênero apenas o relaciona aos textuais. O artigo se constitui em pesquisa bibliográfica e documental partindo das definições de identidade em Hall (2006) e Moita Lopes (2012), com o objetivo de analisar como o tema sobre a diversidade é tratada na BNCC, estabelecendo uma comparação com suas versões preliminares e objetivando, a partir das competências gerais, identificar caminhos para que se trate na escola questões sobre valores e respeito ao diferente. Tal análise teve como base as discussões feitas por Carreira (2019) e Ferreira (2015) que questionam e analisam a diversidade na BNCC na busca de um posicionamento crítico a respeito dessa temática.

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Publicado

2021-05-29