CONTRIBUTOS DA LITERATURA PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
UMA EXPERIÊNCIA NA BIBLIOTECA ESCOLAR
Palavras-chave:
Literatura. Educação inclusiva. Biblioteca Escolar.Resumo
A educação inclusiva vem ganhando cada vez mais destaque nas atividades curriculares e na Biblioteca Escolar. Para que tal suceda, é fundamental que as estratégias de intervenção e que as atividades pedagógicas se mostrem envolventes e diferenciadas. O trabalho do texto literário afigura-se um caminho possível para o desenvolvimentos do processo de ensino e aprendizagem e para potenciar as capacidades dos alunos, nomeadamente os detentores de um programa educativo individual. Neste sentido, apresenta-se um trabalho realizado no âmbito do projeto português “Todos Juntos Podemos Ler”. Com o relato desta experiência educativa, procura-se demonstrar como a Literatura se pode tornar mais acessível, proporcionando uma educação inclusiva na Biblioteca Escolar. Como resultados, salientam-se: uma aprendizagem significativa dos conteúdos curriculares em distintas disciplinas; uma maior acessibilidade e compreensão do texto literário; um desenvolvimentos de competências digitais; uma sensibilização para valores sociais. Conclui-se, pois, que a Literatura pode potenciar uma verdadeira educação inclusiva.