CONTRIBUTOS DA LITERATURA PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

UMA EXPERIÊNCIA NA BIBLIOTECA ESCOLAR

Autores

  • Rita Piedade Fernandes Cordeiro Ministry of Education image/svg+xml , Ministry of Education image/svg+xml
  • Patrícia de Almeida Ministério da Educação/Universidade de Coimbra

Palavras-chave:

Literatura. Educação inclusiva. Biblioteca Escolar.

Resumo

A educação inclusiva vem ganhando cada vez mais destaque nas atividades curriculares e na Biblioteca Escolar. Para que tal suceda, é fundamental que as estratégias de intervenção e que as atividades pedagógicas se mostrem envolventes e diferenciadas. O trabalho do texto literário afigura-se um caminho possível para o desenvolvimentos do processo de ensino e aprendizagem e para potenciar as capacidades dos alunos, nomeadamente os detentores de um programa educativo individual. Neste sentido, apresenta-se um trabalho realizado no âmbito do projeto português “Todos Juntos Podemos Ler”. Com o relato desta experiência educativa, procura-se demonstrar como a Literatura se pode tornar mais acessível, proporcionando uma educação inclusiva na Biblioteca Escolar. Como resultados, salientam-se: uma aprendizagem significativa dos conteúdos curriculares em distintas disciplinas; uma maior acessibilidade e compreensão do texto literário; um desenvolvimentos de competências digitais; uma sensibilização para valores sociais. Conclui-se, pois, que a Literatura pode potenciar uma verdadeira educação inclusiva.

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Publicado

2021-05-29