A ABORDAGEM DA LEITURA NA REGÊNCIA DOS ESTAGIÁRIOS DO CURSO DE LETRAS
DIAGNÓSTICO E ANÁLISE
Palavras-chave:
Discurso, Leitura, Estágio SupervisionadoResumo
Este trabalho tenta responder ao seguinte questionamento: como estão as práticas dos alunos(as) estagiários(as) na disciplina Orientação para Estágio Supervisionada de Língua Portuguesa e Literatura, do curso de Letras, da Universidade Estadual de Goiás, Campus Cora Coralina, em relação ao ensino-aprendizagem de leitura na perspectiva discursiva? Partimos da hipótese de que no momento da regência, em sala de aula, ainda não há a inserção de enfoque discursivo nas propostas de leitura de texto, porque esses alunos(as) só puderam ter conhecimento do estudo do discurso somente no último período por meio da disciplina Estudos do discurso. Para isso, propomos a realização desta pesquisa, a qual ainda está em desenvolvimento, de base interpretativista, fundamentada em princípios teóricos da Análise do Discurso de linha francesa.O nosso corpus está constituído por alguns documentos: ementas do curso, os planos de aula dos estagiários dos 6.º e 8.º períodos e planos de aula do professor. Após análises, percebemos que ainda há, na prática de leitura dos estagiários, encontramos ainda uma leitura parafrástica (repete o que o autor disse).