IMIGRAÇÃO E RESTRIÇÃO
COMO CHINA MEN (RE)CONTA A IMIGRAÇÃO CHINESA PARA OS ESTADOS UNIDOS
Palavras-chave:
imigração, Kingston, Identidade, Estados UnidosResumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar como Maxine Hong Kingston retrata a imigração chinesa para os Estados Unidos nos séculos XIX e XX. O método de análise utilizado será o comparativo entre Literatura e História, e o corpus será composto pela obra China Men (1989). Serão analisados, por meio de concepções culturais sobre imigração e identidade presentes em Harari (2018) e Bauman (2005) como a imigração e suas restrições influenciaram a obra de Kingston, e como a autora relaciona estas com suas experiências, através da reflexão e da reconstrução de suas histórias, em um processo de combinação de estruturas históricas e ficcionais (Sato, 1991). Também serão abordadas questões sobre identidade por meio de Hall (2006), principalmente sobre a fragmentação da identidade moderna e pós-moderna, e como a autora se utiliza dessa estrutura de re-imaginação dos processos históricos para construir sua narrativa sobre a imigração chinesa e suas restrições, abordando como a cultura oriental se mantém nos Estados Unidos. Dessa maneira, Kingston constrói uma nova identidade para si e para as personagens re-imaginadas em sua narrativa, abordando aspectos culturais e sociais.