LÍNGUA E CULTURA NO TEXTO LITERÁRIO
UMA ÁNALISE DO CONTO OS CAVALINHOS DE PLATIPLANTOS DE JOSÉ J. VEIGA
Palavras-chave:
Língua. Cultura. Léxico.Resumo
Este artigo é de caráter qualitativo e tem como corpus de investigação o conto “Os cavalinhos de Platiplantos” marcado pelo léxico típico falado no centro-oeste em meados do século XX do autor goiano José J. Veiga. Neste sentido, esta pesquisa tem por objetivo apresentar a relação entre língua e cultura a partir da análise do texto literário. Dessa forma, visa ainda exemplificar algumas possibilidades de análise da língua, a partir do texto literário. Para isso, buscamos alguns recursos da lexicologia, uma vez que, queremos estabelecer a relação do léxico do texto literário com a cultura, por entendermos que não se pode dissociar a língua da cultura do falante. Assim, recorremos ainda ao corpus do Português brasileiro a fim de verificar as ocorrências de algumas lexias na língua. Compreendemos o texto literário como um modelo de representação da língua e, portanto, como excelente campo de investigação linguística. À vista disso, é importante que se desenvolva trabalhos nessa perspectiva tanto para familiarizar o leitor com o texto goiano, quanto promover o enriquecimento do domínio lexical dos aprendizes.
Referências
ASSIS, E. F. Escolhas Lexicais e Iconicidade Textual: uma análise do insólito no romance Sombras de Reis Barbudos. Tese (Doutorado em Língua Portuguesa) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. 12.ed. São Paulo: Hucitec, 2006.
BARBOSA, M. A. Da neologia à neologia na Literatura. In: OLIVEIRA, A. M. P; ISQUERDO, A. N. (Orgs). As ciências do léxico: Lexicologia, Lexicografia e Terminologia. 2ª Ed. Campo Grande: EdUFMS, 2001.
BIDERMAN, M. T. C. A estruturação do Léxico e a Organização do Conhecimento. Porto Alegre, PUCRS, 1987.
BIDERMAN, M. T. C. As ciências do léxico. In: OLIVEIRA, A. M. P; ISQUERDO, A. N. (Org.). As ciências do léxico: lexicologia, lexicografia e terminologia. Campo Grande. ed. UFMS, 2001.
BIDERMAN, M. T. C. Teoria lingüística: lingüística quantitativa e computacional. Rio de Janeiro : LTC, 1978.
CÂMARA JR., J. M. Língua e Cultura. Revista Letras. Londrina-PR, v. 4, p. 50-59, 1955. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/letras/article/view/20046. Acesso em: 20 de dezembro de 2019.
CÂNDIDO, A. A literatura e a formação do homem. Ciência e Cultura. 1972. p. 803
CÂNDIDO, A. A literatura e a formação do homem. Remate de Males : Revista do Departamento de Teoria Literária, São Paulo, n. esp., p. 81-89, 1999.
CÂNDIDO, A. Direitos Humanos e literatura. In: A.C.R. Fester (Org.) Direitos humanos E…Cjp / Ed. Brasiliense, 1989.
COELHO, N. N. Literatura infantil: teoria, análise e didática. São Paulo: Moderna, 2000.
EAGLETON, T. A Idéia de Cultura. São Paulo: Editora Unesp. 2005.
FIORIN, j. L.; SAVIOLI, F. P. Para entender o texto. São Paulo, 16ª ed. Editora, 2001.
HOUAISS, A. ET AL. Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva. 2009.Ática, 2001.
KOCH, I. V. A interação pela linguagem. São Paulo: Contexto, 2003.
LEFFA, V. J. Aspectos Externos e Internos da Aquisição Lexical. In: LEFFA, V. J. (Org.). As palavras e sua companhia: o léxico na aprendizagem. Pelotas, 2000.
LARAIA, R. B. Cultura: um conceito antropológico. 14. ed. Rio de Janeiro: Jorge "Zahar” Editora, 2009.
ORANGES, C.S. O texto literário como corpus para análise lexical: O Púcaro Búlgaro, de Campos de Carvalho. São Paulo, 2017. Disponível em:
https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/download/1568/1207. Acesso em 15 de agosto de 2019.
PAULA, M. H; ALMEIDA, M. A.R; REZENDE, R. M. Língua, Cultura e Léxico: Confluência entre lexicografia e filologia. Entretextos, Londrina, v. 16, n. 2, 2016.
REY-DEBOVE, J. Léxico e Dicionário. Tradução de: MORAIS, C. B. Alfa- São Paulo, 1984.
TRAVAGLIA, L. C. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. 5.ed. São Paulo: Cortez, 2000.
VEIGA, J. J. Melhores contos de J. J Veiga. Seleção de J. Aderaldo Castello. São Paulo: Global, 2000.