FISSURAS E FRESTAS

A CONTRIBUIÇÃO DA LITERATURA FANTÁSTICA PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO

Autores

  • Carolina Bernardes Alves Costa Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Fabianna Simão Bellizzi Carneiro Universidade Federal de Goiás (UFG)

Palavras-chave:

literatura fantástica, cânone, josé j. veiga

Resumo

As narrativas fantásticas apesar de terem no ambiente escolar uma difusão restrita, seguem como o principal interesse de crianças e jovens, mas, o que é o fantástico? E por que não trabalhamos essas obras na escola? Diante desses questionamentos, nossos objetivos são levantar um pequeno debate sobre esses assuntos, abordar a teoria da literatura fantástica e sua presença na obra de José J. Veiga, e como essa teoria pode contribuir para a formação de leitores críticos, discutiremos essas questões do ponto de vista didático, passaremos pela questão dos cânones e após um pequeno debate sobre esse assunto, abordaremos a teoria da literatura fantástica, presente nos contos de Veiga e qual sua relevância no ensino de literatura nas escolas. Essa pesquisa é de cunha bibliográfico e os teóricos serão devidamente referenciados durante o texto.

Biografia do Autor

  • Fabianna Simão Bellizzi Carneiro, Universidade Federal de Goiás (UFG)

    Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão e Pesquisadora do grupo Estudos do Gótico (Cnpq). Este trabalho insere-se no projeto HORROR, MEDO, ASSOMBRAMENTO, O INSÓLITO E O INUSITADO: MANIFESTAÇÕES DO FANTÁSTICO E SUAS VERTENTES NA LITERATURA

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Publicado

2021-05-29