EVENTOS DE LETRAMENTO ACADÊMICO-DIGITAL NAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA ACADÊMICAS
Palavras-chave:
Letramentos acadêmicos. Letramentos digitais. Eventos de letramento acadêmico-digital.Resumo
O objetivo deste trabalho é verificar como as atividades de leitura e
escrita acadêmicas estão sendo influenciadas pelas Tecnologias
Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), contribuindo, desta
forma, para as discussões sobre os estudos de letramento acadêmico e
digital. A pesquisa foi realizada com procedimentos da abordagem
qualitativa, utilizando como instrumentos de coleta de dados os
documentos do curso (projeto político pedagógico, regulamentos,
resoluções e matriz), questionários e entrevistas aplicados a alunos e
professores. Este estudo de caso se concentra no ambiente
universitário, assim coletamos dados no curso de Letras do Câmpus Cora
Coralina da Universidade Estadual de Goiás, em 2018. Para a discussão,
o aporte teórico fundamenta-se nos estudos de Letramentos Digitais e
Letramentos Acadêmicos. Com base nos dados, foi possível constatar que
alunos e professores estão em contato diário com ferramentas digitais
(computadores, smartphones, tablets etc.) e estão utilizando a
internet para estabelecerem comunicação professor-aluno-aluno e terem
acesso às práticas acadêmicas, configurando-se em letramento
acadêmico-digital. Designamos os momentos em que as práticas
acadêmicas se encontram com as práticas digitais como “eventos de
letramento acadêmico-digital”. Além disso, o momento atual pandêmico
proporcionou mudanças no comportamento das pessoas e na sua
participação na educação, resultando em uma maior procura pelas TDIC,
o que tem gerado reflexões sobre a participação das tecnologias no
contexto educacional que se estenderão ainda por longos anos.
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