ESSAS GUERRAS QUE SÃO NOSSAS

EXPERIÊNCIAS NARRATIVAS DE SOBREVIVÊNCIA EM THIS WAR OF MINE

Autores

Palavras-chave:

Guerra. Experiência humana. Narrativa.

Resumo

Desde a Antiguidade, as narrativas de guerra estão presentes nas formas de autorrepresentação do Ocidente. As narrativas em torno da Guerra de Troia são decisivas tanto na fundação de uma identidade ocidental quanto na conformação dos temas e modelos literários, explorando pelo menos dois diferentes níveis da experiência bélica: o teatro de operações e a experiência do sobrevivente. De Homero até hoje, a História e a Literatura lidam tanto com o aspecto objetivo dos conflitos armados quanto as experiências subjetivas dos combates, combatentes, vítimas e sobreviventes. As guerras se revelam em diários, crônicas, romances, poemas e filmes como espaços de experiência privilegiados e sombrios à investigação da ação humana no tempo. As narrativas eletrolúdicas, próprias da cultura digital na qual vivemos, também têm o conflito armado como tema recorrente. Embora a maioria dessas produções conduza o jogador-leitor a personificar o combatente, existem aquelas que se voltam às experiências subjetivas das vítimas e sobreviventes como This war of mine: the little ones (11 bits Studios; 2014), inspirada no Cerco de Sarajevo (1992- 1996) é objeto desta proposta. Visamos compreender a maneira pela qual essa narrativa eletrolúdica pode ser alçada à condição de “texto”, capaz de, por um lado, produzir reflexões críticas e, por outro, oferecer uma experiência estética em que jogador-leitor se perceba, ao mesmo tempo, personagem da narrativa e sujeito histórico.

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Publicado

2021-05-29