RESSIGNIFICAÇÕES DO NEOBARROCO NA LITERATURA LATINO-AMERICANO
Palavras-chave:
Neobarroco. Carpentier. Literatura latino-americana.Resumo
A literatura produzida no início do século XX, na América Latina, é considerada chave para a compreensão da identidade americana, fruto da combinação do mundo antigo com o moderno, “constituindo, no domínio das artes, a repercussão de um estado de espírito peculiar a uma época, como a tomada de consciência de seu tempo” (JOZEF, 1989, p. 110). Trata-se da reconfiguração da imagem do continente latino-americano, em uma mirada pós-colonialista pela via literária. Este artigo se propõe a reexaminar este processo tendo como objeto de estudo a obra El siglo de las luces [publicado em 1962], do cubano Alejo Carpentier (1904-1980), um dos artífices do movimento literário latino-americano. Buscamos demonstrar os ecos da narrativa de matriz neobarroca na atualidade, os aportes teóricos e literários e as ressignificações em uma América Latina que não cessa de produzir diálogos neste âmbito.
Referências
CALABRESE, O. La Era Neobarroca. Madrid: Cátedra, 1999.
CAMPOS, H. de. O sequestro do barroco na formação da literatura brasileira: o caso Gregório de Mattos. Salvador: FCJA, 1989.
______________. A obra de arte aberta. São Paulo: Diário de S. Paulo (edição de 03/07/1955).¬¬¬¬
CARPENTIER, A. El siglo de las luces. Barcelona: Seix Barral, 1985.
_________________. Ensayos selectos. Buenos Aires: Ediciones Corregidor, 2003.
_________________. Letras y Hombres de la Venezuela. Ciudad de México: Fondo de Cultura Economica, 1948.
CHIAMPI, I. Barroco e modernidade. São Paulo: Perspectiva; FAPESP, 1998.
DELEUZE, G.. A dobra: Leibniz e o barroco. São Paulo: Papirus,1991.
ECHEVERRÍA, B. La modernidad de lo Barroco. México: Ediciones Era, 2017.
ECO, U. Obra aberta. 9ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2010.
ESCOSTEGUY, A.C. Estudios sobre las culturas contemporáneas. Epoca II. Vol. VIII Nº 15. Colima, Junio 2002, pp. 35-55.
FUENTES, C. O espelho enterrado. Rio de Janeiro: Rocco, 2001.
GARCÍA MÁRQUEZ, G. Cien años de soledad. Barcelona: Mondadori, 1999.
HATZFELD, H. Estudios sobre el barroco. Madrid: Editorial Gredos, 1973.
JOZEF, B. História da literatura hispano-americana. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1989.
GONZÁLEZ ECHEVARRÍA, R. Alejo Carpentier: el peregrino en su patria. Madrid: Gredos, 2004.
LABRIOLA, R. Neobarroco na América Latina, teoria literária e incômodo epistemológico. Eutomia 1 (02), 2008, pp. 162-173.
LEZAMA LIMA, J. La expressión americana. México: Fondo de Cultura Económica, 1993.
MARAVALL, J. A. A cultura do barroco: análise de uma estrutura histórica. São Paulo: EDUSP, 2009.
PINO, G. El Barroco Americano. Revista Estudios, Nº 7, Julio-Diciembre 1987, págs. 119-139.
RAMA, A. Transculturación narrativa en América Latina. Buenos Aires: Ediciones El Andariego, 2008.
SARDUY, S. Barroco. Buenos Aires: Sudamericana, 1974.
__________. El barroco y el neobarroco. Buenos Aires: El cuenco de plata, 2011.
SHIN, J. La estética neobarroca de la narrativa hispanoamericana. Para la definición del barroco como expresión hispánica. Actas AISO VI, 2002, pp. 1669-1680.
UREÑA, P.H. Las corrientes literarias en la América Hispánica. México: FCE, 2014.
WELLEK, R. El concepto del barroco en la investigación literaria. Anales de la Universidad de Chile, (125), 1962, pp. 124-154.