INTERSEÇÕES ARTÍSTICAS NA FICÇÃO DE LUIZ ANTONIO DE ASSIS BRASIL
A FOTOGRAFIA E A PINTURA NO ROMANCE O PINTOR DE RETRATOS
Palavras-chave:
Pintura. Fotografia. Exercício artístico.Resumo
As referências a momentos importantes da história do Rio Grande do Sul são um dos traços característicos da construção ficcional do escritor porto-alegrense Luiz Antonio de Assis Brasil. Esse entrelaçamento histórico e literário é, portanto, um dos mecanismos utilizados por Assis Brasil para retratar aspectos políticos, sociais e culturais de determinada época e contexto. De acordo com essa perspectiva, o presente estudo visa analisar a obra intitulada O pintor de retratos, publicada originalmente no ano de 2001, atentando para como o romance assisiano é permeado por questões políticas e sociais do Rio Grande do Sul do século XIX, retratando o fazer artístico durante aqueles anos, em especial o exercício do pintor e do fotógrafo. Nosso intuito, portanto, é compreender como esse fazer artístico chegou ao cenário rio-grandense, bem como as dificuldades encontradas para a perpetuação desse ofício. Através deste estudo, é possível perceber que, ainda que de maneira indireta, ao apresentar esse cenário encontrado pelos artistas gaúchos durante o século XIX, Assis Brasil passa a nos mostrar como, apesar das limitações impostas pelo contexto rio-grandense, algumas técnicas vanguardistas que chegavam ao Brasil foram assimiladas por esses pintores e fotógrafos, que, para exercer sua arte, adequavam-nas às realidades do pampa sulino.
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