ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA POR MEIO DE RECURSOS LÚDICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Autores

  • Adriana Alves de Abreu FAVENI

Palavras-chave:

Ludicidade, Língua Inglesa, Ensino e Aprendizagem, Sequência Didática Interativa

Resumo

O lúdico usado pedagogicamente em sala de aula pode estimular os alunos na construção do pensamento de forma significativa e na convivência social, a partir do momento em que são utilizados como estratégias didáticas antes e depois da apresentação de novos conteúdos, reforçando a aprendizagem. Assim, percebendo-se a falta de motivação dos alunos de escola pública para aprender uma segunda língua, pensamos em uma proposta de atividades com jogos e brincadeiras para facilitar o aprendizado e interesse em estudar a língua inglesa, na qual propomos uma Sequência Didática Interativa. Para isso, nos baseamos nos pressupostos teóricos de autores como: Dallabona (2004); Alves (2010); Brasil (2012); Friendmann (2012); Holden (2009); Oliveira (2012), Oliveira (2013) entre outros, que defendem e destacam os benefícios do lúdico na vida de crianças e adolescentes, contribuindo para o aprimoramento da linguagem, da socialização, da autonomia e da autoestima. Portanto, acreditamos que os professores de língua inglesa podem ampliar os seus horizontes em busca de diferentes formas de incentivar, valorizar e interagir com os alunos, na perspectiva de favorecer o ensino e a aprendizagem de língua inglesa, criando ambientes com uma atmosfera oportuna, alegre e agradável para a realização deste trabalho.

 

Downloads

Publicado

2023-09-30

Edição

Seção

Trabalho completo