ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA POR MEIO DE RECURSOS LÚDICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL II
Palavras-chave:
Ludicidade, Língua Inglesa, Ensino e Aprendizagem, Sequência Didática InterativaResumo
O lúdico usado pedagogicamente em sala de aula pode estimular os alunos na construção do pensamento de forma significativa e na convivência social, a partir do momento em que são utilizados como estratégias didáticas antes e depois da apresentação de novos conteúdos, reforçando a aprendizagem. Assim, percebendo-se a falta de motivação dos alunos de escola pública para aprender uma segunda língua, pensamos em uma proposta de atividades com jogos e brincadeiras para facilitar o aprendizado e interesse em estudar a língua inglesa, na qual propomos uma Sequência Didática Interativa. Para isso, nos baseamos nos pressupostos teóricos de autores como: Dallabona (2004); Alves (2010); Brasil (2012); Friendmann (2012); Holden (2009); Oliveira (2012), Oliveira (2013) entre outros, que defendem e destacam os benefícios do lúdico na vida de crianças e adolescentes, contribuindo para o aprimoramento da linguagem, da socialização, da autonomia e da autoestima. Portanto, acreditamos que os professores de língua inglesa podem ampliar os seus horizontes em busca de diferentes formas de incentivar, valorizar e interagir com os alunos, na perspectiva de favorecer o ensino e a aprendizagem de língua inglesa, criando ambientes com uma atmosfera oportuna, alegre e agradável para a realização deste trabalho.
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação e Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclo do ensino fundamental: língua estrangeira. Brasília: MEC, 1998.
FRIEDMANN, Adriana. O Brincar Na Educação Infantil: Observação, Adequação e Inclusão / Adriana Friedmann. – 1. Ed. – São Paulo : Moderna, 2012;
MARTINS, Viviane Lima. O lúdico no processo ensino-aprendizagem da língua inglesa. Fagu Faculdade do Guarujá. Revista Científica Intr@ciência. 10 edição- Dezembro de 2015.
NUNES, Ana R. S. C. A. O Lúdico na Aquisição da Segunda Língua. 2004. Disponível em http: //www.linguaestrangeira.pro.br/artigos_papers/ludico_linguas.htm. Acesso em 26 de novembro de 2020.
OLIVEIRA, L. A. Ensino de língua estrangeira para jovens e adultos na escola pública. In: LIMA, D. C. Ensino e aprendizagem de língua inglesa: conversas com especialistas. São Paulo: Parábola, 2009, p. 21-30.
OLIVEIRA, Maria Marly de. Sequência didática interativa no processo de formação de professores. Petrópolis (RJ): Vozes, 2013.
OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de; MARANHÃO, Damaris; ABBUD, Ieda. O trabalho do professor na educação infantil. São Paulo: Editora Biruta Ltda, 2014. 340 p.
PRESCHER, Elisabeth. Jogos e atividades para o ensino de inglês: the book of activities and games. – Barueri, SP: DISAL, 2010.