FACEBOOK, FEMINISMO E A MULHER

UM ESTUDO DA CRISE IDENTITÁRIA EXPRESSA NO DISCURSO FEMININO ENCONTRADO NAS REDES SOCIAIS

Autores

  • Dayane Florentino Ferreira de Moura UNEMAT – Campus Universitário de Sinop
  • Cristinne Leus Tomé Universidade do Estado de Mato Grosso image/svg+xml

Palavras-chave:

Análise de discurso, Identidade, Mulher

Resumo

Este trabalho se trata de uma pesquisa bibliográfica, em que foram analisadas quatro páginas da rede social Facebook, duas páginas feministas e duas páginas antifeministas, em que se contrapõem os anseios e as lutas de ambos posicionamentos. Tem como objetivo compreender os sentidos sobre o feminismo que circulam nas redes sociais, uma vez que tudo é permitido que se diga e que se faça neste ambiente, por que um movimento comumente conhecido como pela/para a mulher hoje encontra resistência por parte dessa população por ele representada, e  por que se estabeleceu esta fronteira? A análise tem como embasamento teórico a Análise de Discurso de linha francesa e os fundamentos sociológicos de identidade definidos por Zygmunt Bauman. Aponta, assim, por meio da interpretação feita, a crise de identidade em que vive pela mulher do início da segunda década do século XXI presente nesta plataforma.

Biografia do Autor

  • Dayane Florentino Ferreira de Moura, UNEMAT – Campus Universitário de Sinop

    Discente do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Letras (PPGLetras) da UNEMAT – Campus Universitário de Sinop, graduada em Letras, dayane.moura@unemat.br.

  • Cristinne Leus Tomé, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Professora Doutora da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT/Sinop - MT), coordenadora do Grupo de pesquisa Educação e Estudos de Linguagem (GEdEL) e do Projeto de Pesquisa Questões Urbanas em Linguagens, orientadora e coautora desta pesquisa, cristinne.tome@unemat.br.

Downloads

Publicado

2023-09-30

Edição

Seção

Trabalho completo