FERRAMENTAS DIGITAIS AO SERVIÇO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM DAS LÍNGUAS
Palavras-chave:
Tecnologias digitais, Ensino-aprendizagem de línguas, Aprendizagem ativaResumo
No sistema educativo tem-se verificado uma crescente implementação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como ferramentas necessárias ao processo de ensino-aprendizagem. Estudos publicados demonstram como a adoção de metodologias ativas, com a utilização das TIC, possibilita momentos de aprendizagem significativos e, particularmente, na área das Línguas, as TIC aportam potencialidades acrescidas. Por outro lado, o processo educativo é, sobretudo, relação e, como tal, o professor não deve descurar aspetos que humanizam o ensino. Neste trabalho, apresenta-se um projeto educativo do ensino básico, ocorrido entre 2020 e 2022, em Portugal, no qual foram utilizadas tecnologias na disciplina de Português, com o objetivo de potenciar o desenvolvimento de competências nos diferentes domínios. As aprendizagens foram monitorizadas através de testes de avaliação formativa e sumativa, inquéritos e observado o nível da participação dos alunos. Como principais resultados obtidos, destacam-se a aquisição de conteúdos curriculares, uma melhoria nas competências de leitura, de escrita e de comunicação. Conclui-se que, através das TIC, se pode fomentar uma aprendizagem significativa. Com este trabalho, contribui-se para aprofundar conhecimentos da realidade educativa atual e sobre a didática das línguas através do uso das TIC, dando espaço para futuras pesquisas. Os exemplos apresentados poderão replicar-se noutros contextos educativos.