O DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO TEXTUAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Palavras-chave:
Linguagem, Gêneros Textuais, Produção textual, Escrita, EscolaResumo
O presente trabalho objetiva refletir sobre o desenvolvimento da produção textual na Educação Básica a partir do trabalho com gêneros textuais. Para isso, tenta-se propor metodologias que tenham como unidade o texto, as quais permitam avançar no que diz respeito à aprendizagem de língua materna, assim como apresentar sugestões de abordagem que possibilitem desenvolver habilidades mínimas com relação ao uso da linguagem formal e ao reconhecimento de determinados gêneros textuais. Nesse viés, fundamenta-se no Interacionismo Sociodiscursivo, sobretudo em autores como Vygotsky (1988, 1989) e Bronckart (1999, 2006, 2008). No que diz respeito ao entendimento acerca do uso da linguagem e de seu ensino, o trabalho baseia-se na perspectiva dos gêneros textuais (BAKTHIN, 1992; DOLZ, 2004), compreendendo-os como importante ferramenta metodológica de aprendizagem de Língua Portuguesa. Quanto aos procedimentos metodológicos, trabalha-se com a abordagem do grupo genebrino de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), o qual propõe a produção de Sequências Didáticas (SDs) para que o aluno internalize determinados gêneros textuais. Os resultados obtidos com a elaboração de SDs mostram que esse procedimento pode promover o desenvolvimento significativo na produção textual de alunos da Educação Básica, uma vez que permite trabalhar características sociodiscursivas do gênero trabalhado, como também aspectos de cunho ortográfico, lexical e sintático de língua materna.