O FILME ENSAIO A PARTIR DO ENSAIO LITERÁRIO

REFLEXÕES SOBRE CARTA DA SIBÉRIA (1957) E FICO TE DEVENDO UMA CARTA SOBRE O BRASIL (2019)

Autores

  • Marcele Sales Alves Gomes Universidade Estadual do Rio de Janeiro
  • Luís Fellipe dos Santos Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Filme ensaio, Ensaio literário, Análise fílmica

Resumo

O presente trabalho possui como tema os documentários que são compreendidos como filmes ensaios. Diversos rótulos tentam encaixar esses filmes em alguma categoria, como “documentários pessoais” e “documentários reflexivos”, porém não são capazes de dar conta destes filmes, mas sua ligação direta com o Ensaio mostra-se como o caminho mais frutífero para compreender estes filmes que surgem desde os anos 50, ganha força e espaço nos anos 90, e passam a ser um dos tipos mais vibrantes nas produções audiovisuais contemporâneas. O filme ensaio pode ser encarado como uma herança do ensaio-literário, uma vez que as artes se complementam. Corrigan (2015) explica que o ensaísta, muitas vezes, está associado aos ensaios literários, inaugurado por Michel de Montaigne (1533-1592), que possui como grandes marcas o uso da reflexividade, o olhar subjetivo e a ausência de regras evidentes. Para o autor, a própria do ensaio vem de um legado literário. A partir de uma análise fílmica, proposta por Aumont e Marie (2013), analisamos os filmes Carta da Sibéria (1957) e Fico te devendo uma carta sobre o Brasil (2019), assim, determinamos que alguns elementos como o formato de narrativas epistolares, uso de voz off ensaística e reflexões que partem de um Eu, heranças que vêm do ensaio-literário.

Biografia do Autor

  • Marcele Sales Alves Gomes, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

    Bacharelada em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UERJ. E-mail: marcelesagomes@gmail.com

  • Luís Fellipe dos Santos, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

    Licenciado em Letras/Português e Literaturas em Língua Portuguesa. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UERJ. E-mail: luis_fellipe304@hotmail.com

Referências

RASCAROLI, Laura. The Personal Camera - Subjective cinema and the essay film. Londres: Wallflower Press, 2009, 226p.

WEINRICHTER, Antonio. Un concepto fugitivo: notas sobre el film-ensayo. In: La forma que piensa: tentativas en torno al cine-ensayo. Festival Internacional de Cine Documental de Navarra, 2007.

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Publicado

2023-09-30

Edição

Seção

Trabalho completo