O IMPACTO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM PRÁTICAS DE LETRAMENTO
apontamentos sobre linguagem e cultura digital no processo de ensino e aprendizagem
Palavras-chave:
Tecnologias digitais, linguagem, inovação, letramentosResumo
Esta pesquisa traz um estudo de grande importância sobre tecnologia, inovação e criatividade no ensino educacional por meios de novos letramentos com o objetivo central apresentar e compreender a gestão da práxis educativa no âmbito das tecnologias digitais, bem como a importância dos novos recursos tecnológicos disponíveis para o processo de ensino e aprendizagem na educação básica. Nessa perspectiva, pensar em letramento na atualidade não podemos deixar de considerar a presença das tecnologias digitais em nossas atividades rotineiras. Esse novo viés no âmbito educacional provoca um certo impacto na escola. Diante disso, é preciso que o facilitador do processo de ensino tenha conhecimento para fazer uso das tecnologias a fim de proporcionar novas possibilidades de aprendizagem aos educandos, principalmente no ensino de línguas. Para tanto esse trabalho trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, que busca explorar “O impacto das tecnologias digitais no cotidiano escolar”, mostrando de forma simples, por meio de uma análise exploratória, como tratar tecnologia enquanto inovação da mediação pedagógica, a fim de utilizá-la como meio de produção do conhecimento na escola, trazer o aprimoramento de ideias e descoberta de novos conceitos a respeito das tecnologias, proporcionando reflexões relevantes, a partir da observância e de um estudo bibliográfico. Esse estudo traz reflexões sobre como a escola vem inserindo o uso da tecnologia como instrumento didático metodológico no ensino e traz contribuições indicando um rol de possibilidades a partir do uso das tecnologias inteligentes por meio das práticas de letramentos. Para tanto, adotou-se como referencial teórico: Rojo (2009), García Canclini (1997), Pierre Lévy (1999), Silva (2000), Saviani (2009), Lemos (2002), Lemos (2003), Coscarelli e Ribeiro (2005) e Soares (2002). Concluímos que as novas tecnologias têm se tornado bastante eficazes no processo de ensino e aprendizagem, pois facilitam o aprendizado dos educandos de forma significativa possibilitando novas habilidades.
Referências
COSCARELLI, Carla, V.; RIBEIRO, Ana Elisa. Letramento Digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. 1. ed. Belo Horizonte: Ceale, Autêntica, 2005. 248p.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Ed. 34, 1993.
ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
SAVIANI, Dermeval. Entrevista: a educação fora da escola. Revista Ciências da Educação, Americana, v. 11, n. 20, p. 17-27, set. 2009.
SILVA, Marco. Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Quartet, 2000.
SOARES, M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, 2004.
SOARES, M. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educação e Sociedade: Campinas, vol.23, n.81, p.143-160, dez. 2002.