O SILÊNCIO PODE SER ENSURDECEDOR
DISTOPIA E CERCEAMENTO VERBAL EM VOX, DE CHRISTINA DALCHER
Palavras-chave:
Distopia, Isoginia, Vox, Christina DalcherResumo
O objetivo deste artigo é analisar o romance Vox, da escritora Christina Dalcher, com a proposta de fazer uma leitura distópica desta narrativa, ambientada nos Estados Unidos em um futuro não muito distante, em que as mulheres são proibidas de falar mais do que 100 palavras por dia e de trabalhar fora de suas casas. Ao acentuar uma visão pessimista de mundo, típica das narrativas distópicas, que projetam possibilidades aterrorizantes, Dalcher imagina como seria uma sociedade governada por uma visão patriarcal cristã onde todos os direitos de liberdade da mulher foram retirados, e com isso o país é representado por um desenho político e social cujo principal aspecto ressalta o cerceamento dos direitos mais básicos das mulheres: o de escolher os seus próprios destinos. Para compreender a representação distópica, utilizo Jacoby (2007), Ferns (1999), Szacki (1972), Mannheim (1950) e Perrone-Moisés (2021). Já para analisar a misoginia na sociedade ocidental, o artigo utiliza a discussão feita por Beauvoir (2019).