O SUJEITO INDETERMINADO SOB A ÓTICA DA SOCIOLINGUÍSTICA EDUCACIONAL
UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Palavras-chave:
Sociolinguística, Língua Portuguesa, Educação, Sequência DidáticaResumo
Este trabalho discute o ensino de gramática no contexto escolar, mais precisamente, o estatuto do sujeito indeterminado no Português Brasileiro. A fundamentação teórica baseia-se na Sociolinguística Educacional, especialmente em Bortoni-Ricardo (2004), Antunes (2007), Faraco (2015), além de gramáticos contemporâneos como Castilho (2020) e Azeredo (2021). O objetivo geral é problematizar as discussões sobre o sujeito indeterminado nos anos finais do ensino fundamental com foco na aprendizagem, observando a variação linguística e as implicações do ensino de língua materna em sala de aula. Para tanto, serão propostas atividades que desenvolvam o senso crítico, a fim de demonstrar quais são as variantes de indeterminação do sujeito existentes no Português Brasileiro e como o estilo (LABOV, 1972) influencia seu uso. (MARCHUSCHI, 2009). Logo, serão extraídas ocorrências de sujeito indeterminado de um corpus constituído por gêneros textuais diversos, desde aqueles que predominam a oralidade informal até aqueles caracterizados pela escrita formal. Com base nesses dados, será formulada e aplicada uma sequência didática para uma turma de 9º ano, em uma escola pública da cidade de Itapaci-GO, a cerca de 222 km da capital Goiânia, com o intuito de auxiliar a formulação e a identificação de casos de sujeito indeterminado que não têm sido registrados por algumas gramáticas normativas, nem pelos livros didáticos, tais como: sujeito expresso por referenciação genérica (você ou eles - não especificado); sujeito elíptico com o verbo na 3ª pessoa do plural; 3ª pessoa do plural (alguns verbos específicos – roubar, comunicação verbal, cognição); sintagmas nominais como a gente, muita gente, todo mundo, entre outros. Entendemos que o conhecimento crítico promoverá impacto sociolinguístico e cultural, envolvendo o alunado em uma interação profícua com os pares em diversos níveis comunicacionais, além de abranger o conhecimento sobre a variação linguística.