OS DIÁLOGOS INTERTEXTUAIS E OS ELOS INQUEBRANTÁVEIS NA OBRA JULIETA (2016) DE PEDRO ALMODÓVAR E FUGITIVA (2004) DE ALICE MUNRO.
Palavras-chave:
intermidialidade, Almodóvar, Alice Munro, femininoResumo
Em 2016, o diretor espanhol Pedro Almodóvar surpreende e enverga em tela a vulnerabilidade do mito materno ao transpor para o cinema alguns contos da obra Fugitiva (2004) da escritora canadense vencedora do Nobel de Literatura-Alice Munro, em seu 20° longa. Julieta (2016), rompe com a lógica do feminino naturalizado como cúmplice e solidário, e cria um enredo desarmônico com essa característica recorrente, oferta maternidades solitárias, laços consanguíneos conflituosos, elos inquebrantáveis e os arquétipos femininos que arrebatam as duas narrativas. Com a possibilidade de explorar essas interações entre o texto literário e as relações com as demais mídias, a fundamentação será embasada nos estudos de intermidialidade trazidos por Claus Clüver e Irina Rajewsky, juntamente com a análise concreta desses textos e com qual enfoque essas diferenças midiáticas se revelam.
Referências
BARTHES, Roland. O neutro. Trad. Ivone Castilho Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
CAÑIZAL, Eduardo Peñuela (org.). Urdidura de sigilos: Ensaios sobre o cinema de Almodóvar. 2. ed. São Paulo: Annablume/ECA-USP, 1996.
COUTINHO, Angélica; GOMES, Lira. El deseo – O apaixonante cinema de Pedro Almodóvar. 2. ed. Banco do Brasil, 2011.
CLÜVER, Claus. Intermidialidade. Pós: Belo Horizonte, v. 1, n. 2, nov. 2011.
EGYPTO, Antonio Carlos. Sexualidade e Transgressão no Cinema de Pedro Almodóvar. São Paulo: Amarante Editorial, 2014.
GARCÍA DE LEÓN, M. A; MALDONADO, T. Pedro Almodóvar: la otra España cañí. Ciudad Real: Biblioteca de Autores y Temas Manchegos, 1989.
HAOULI, Janete El. A voz de Almodóvar. In: Cañizal, Eduardo Peñuela (org). Urdidura de sigilos. São Paulo, Anablume, 1996.
KOVADLOFF, Santiago. O silêncio primordial. Trad. Eric Nepumoceno, Luis Carlos Cabral. Rio de Janeiro: José Olympio, 2003.
MOSER, Walter. As relações entre as artes: por uma Arqueologia da intermidialidade. In: Aletria, n. 14, jul./dez.2006.
MUNRO, Alice. Fugitiva. Trad. Sergio Flaksman. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
RAJEWSKY, Irina. Intermidialidade, intertextualidade e “remediação”: uma perspectiva literária sobre a intermidialidade. In: DINIZ, T.F.N. (org.). Intermidialidade e estudos interartes: desafios da arte contemporânea 1. Belo Horizonte: Rona Editora da UFMG, 2012, p. 15-45.
RAJEWSKY, Irina. A fronteira em discussão: o status problemático das fronteiras midiáticas no debate contemporâneo sobre intermidialidade. In: DINIZ, T.F.N.; VIEIRA, A.S. (orgs.). Intermidialidade e estudos interartes: desafios da arte contemporânea 2. Belo Horizonte: Rona Editora: FALE/UFMG, 2012., p. 51-74.
STAM, Robert. A Literatura Através do Cinema: realismo, magia e a arte da adaptação. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2008.
STRAUSS, Frédéric. Conversas com Almodóvar. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.
XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. 3. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
FILMOGRAFIA:
ALMODÓVAR, Pedro. Julieta. Direção e Roteiro de Pedro Almodóvar, Espanha, 2016.