REPRESENTAÇÕES DA MULHER EM DISSERTAÇÕES ARGUMENTATIVAS DE CONCLUINTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
A ORQUESTRAÇÃO DE VOZES NA CONSTRUÇÃO DO POSICIONAMENTO AXIOLÓGICO
Palavras-chave:
mulher, dissertações argumentativas, orquestração, vozes, posicionamento axiológicoResumo
A multiplicidade de vozes é um constituinte fundamental na produção de gêneros fundamentalmente escolares, como a dissertação-argumentativa. Mais do que a expressão de uma opinião, importa, nesse tipo de enunciado, a utilização de estratégias argumentativas em prol do convencimento do leitor (BRASIL/INEP, 2020). Dentre essas, destaca-se a orquestração das diversas vozes sociais, pois, apesar de o espaço concedido ao discurso alheio ser fundamental para o estabelecimento da comunicação discursiva, é o modo como o sujeito as combina que possibilita a organização estratégica dos discursos articulados para a defesa de uma tese (POLACHINI, 2014). Logo, este trabalho objetiva analisar a orquestração de vozes sociais na construção de um posicionamento axiológico em relação à mulher em dissertações argumentativas de concluintes da educação básica. À vista disso, a fundamentação teórica constitui-se principalmente dos trabalhos de Bakhtin (1997; 2006), Faraco (2009), Fiorin (2011), Guariglia (2012), Polachini (2014) e Bubnova (2011). A pesquisa foi realizada em uma escola pública da cidade de Recife (PE), onde foram coletadas 69 produções, das quais 5 foram escolhidas pelo critério de Amostragem Aleatória Simples (AAS). Ao fim, constatou-se a ocorrência do discurso alheio demarcado e do discurso bivocal, com a predominância daquele. Nos dois casos, as palavras alheias foram reacentuadas, gerando sentidos de complementação, negação, distorção, ironia, sátira, etc.