“BEM MAIS BIG QUE O BIG…”
O FUNCIONAMENTO DISCURSIVO DE UM ANÚNCIO PUBLICITÁRIO
Palavras-chave:
Discurso publicitário, Interdiscurso, Cenas de enunciação, Ethos, Semântica global.Resumo
Pelo fato de mobilizar seus dizeres de forma peculiar e estratégica, os anúncios publicitários frequentemente ocupam espaço nas pesquisas em análise do discurso. De modo a contribuir para as discussões em torno desse campo por uma perspectiva discursiva, nossos objetivos principais, nessa pesquisa, são descrever e analisar um par de propagandas, as quais se complementam, da rede de fast-food Burger King, cuja utilização astuta da língua(gem) apresenta uma relação interdiscursiva com um restaurante concorrente. Para realizar esse trabalho, ancoramo-nos em estudos da Análise de Discurso Francesa, especialmente nas concepções de interdiscurso, cenas de enunciação, ethos e semântica global de Dominique Maingueneau (2008; 2011), propostas como categorias de análise para nosso trabalho. A hipótese que orientou o desenvolvimento desse estudo é de que seu discurso é construído de forma estratégica e é governado por uma semântica global de exaltação do sanduíche Whopper, de maneira que as categorias discursivas elencadas como critérios de análise estariam coerentes com a função do gênero discursivo e, portanto, contribuiriam para a divulgação e repercussão do produto. Como sugerem as análises preliminares, parece haver, de fato, uma repetição quanto à interdiscursividade que compõe os anúncios, favorecendo a realização do gênero.