“CHIQUE É SER INTELIGENTE”

ANÁLISE DO POSICIONAMENTO DISCURSIVO DA REVISTA MARIE CLAIRE

Autores

  • Bruno Drighetti Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Marie Claire, Análise do discurso, Posicionamento discursivo, Linha editorial, Nicho de mercado.

Resumo

A Marie Claire pode ser compreendida como uma revista de linha editorial voltada ao feminismo, progressismo e liberalismo econômico. Além disso, trata-se de uma publicação mensal com nicho de mercado bem delimitado – mulheres acima de 45 anos pertencentes às classes AB, conforme o kit da marca (MARIE CLAIRE, 2021). Se partirmos da proposta de Maingueneau (2008) de posicionamento discursivo como equivalente à ideia de formação discursiva, isto é, determinante daquilo que pode ou não ser dito em determinado contexto, torna-se possível inferir que, no campo jornalístico, a linha editorial e o nicho de mercado são elementos fundamentais para a apreensão do posicionamento. Feita essa contextualização, no presente trabalho almejamos apresentar um recorte de nossa dissertação de mestrado, de modo a realizar uma descrição do posicionamento discursivo da Marie Claire e contribuir para a circulação de teorias que observam o campo jornalístico sob uma óptica discursiva. Para fazê-lo, inscrevemo-nos teórica e metodologicamente na Análise de Discurso Francesa, recorrendo especialmente às teorias de Dominique Maingueneau (2008; 2015). Como corpus dessa pesquisa, as análises foram focadas em cinco reportagens publicadas no ano de 2021, ainda que tenha sido necessário também produzir uma descrição e análise de outros componentes da revista – como a respeito de seus temas recorrentes. Os resultados indicam uma convergência entre a linha editorial e o nicho de mercado para o posicionamento discursivo da revista, para isso recorrendo a estereótipos da leitora no mundo e construindo uma ideia de que “Chique é ser inteligente”, assim como se pressupõe no slogan da marca.

Biografia do Autor

  • Bruno Drighetti, Universidade Federal de Uberlândia

    Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL), na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), sob orientação da Profª. Drª. Fernanda Mussalim. Bolsista CAPES

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Publicado

2023-09-30

Edição

Seção

Trabalho completo