A ESCOLA COMO PARTE DA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ÉTNICA

Autores

  • Ketlyn Emanuele Lourenço Universidade Tecnológica Federal do Paraná image/svg+xml
  • Ivonete de Fátima De Jesus Universidade Tecnológica Federal do Paraná image/svg+xml
  • Luciani Capelin Universidade Tecnológica Federal do Paraná image/svg+xml
  • Márcia Andreia dos Santos Universidade Tecnológica Federal do Paraná image/svg+xml

Palavras-chave:

Educação, Cultura,, Identidade e Etnia.

Resumo

Desde o momento de seu nascimento é instituído ao ser humano uma identidade. Palavra esta que pode ser compreendida através de perspectivas diversas: documento, jeito de ser, entre outros. O que muitas vezes se esquece é que para a formação da identidade de um indivíduo outros fatores devem ser considerados, tais como: cultura, educação e, até mesmo, etnia. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo discutir a respeito de termos como: educação, cultura e identidade e como eles são aplicados em espaços escolares direcionados às comunidades étnicas. Para tanto, foram realizadas pesquisas de campo nos seguintes espaços: Escola Estadual Verá Tupã localizada na Comunidade Indígena Palmeirinha do Iguaçu no município de Chopinzinho – PR, e o Colégio Estadual Quilombola Maria Joana Ferreira localizado na Comunidade Quilombola Adelaide Maria da Trindade Batista, em Palmas – PR. A discussão está amparada em autores como: Maher (1996), Hall (2006), Kaspreski (2020), Libâneo (2006), Santos (2010), entre outros.

Biografia do Autor

  • Ketlyn Emanuele Lourenço, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) UTFPR

  • Ivonete de Fátima De Jesus, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) UTFPR

  • Luciani Capelin, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) UTFPR

  • Márcia Andreia dos Santos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Doutora em Linguística Aplicada - Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) UTFPR

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Publicado

2023-09-30

Edição

Seção

Trabalho completo