A ESCOLA COMO PARTE DA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ÉTNICA
Palavras-chave:
Educação, Cultura,, Identidade e Etnia.Resumo
Desde o momento de seu nascimento é instituído ao ser humano uma identidade. Palavra esta que pode ser compreendida através de perspectivas diversas: documento, jeito de ser, entre outros. O que muitas vezes se esquece é que para a formação da identidade de um indivíduo outros fatores devem ser considerados, tais como: cultura, educação e, até mesmo, etnia. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo discutir a respeito de termos como: educação, cultura e identidade e como eles são aplicados em espaços escolares direcionados às comunidades étnicas. Para tanto, foram realizadas pesquisas de campo nos seguintes espaços: Escola Estadual Verá Tupã localizada na Comunidade Indígena Palmeirinha do Iguaçu no município de Chopinzinho – PR, e o Colégio Estadual Quilombola Maria Joana Ferreira localizado na Comunidade Quilombola Adelaide Maria da Trindade Batista, em Palmas – PR. A discussão está amparada em autores como: Maher (1996), Hall (2006), Kaspreski (2020), Libâneo (2006), Santos (2010), entre outros.
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