A IMPORTÂNCIA DE PRODUÇÕES LITERÁRIAS DE AUTORIA DE PESSOAS SURDAS
Palavras-chave:
Direito à literatura, Libras, Língua portuguesa, Inclusão, Ensino e a aprendizagemResumo
Pretende-se tecer algumas reflexões acerca da importância das produções literárias de autoria de pessoas surdas e sobre como são construídas as representações sobre a literatura produzida em Língua de Sinais Brasileira (LSB), como elemento de representação da cultura surda no processo de leitura e escrita de textos em Língua Portuguesa e Libras. Esta pesquisa seguirá o método histórico-descritivo, que observa, registra, analisa e correlaciona fatos ou fenômenos (variáveis) sem manipulá-los. O marco teórico básico envolve o direito à literatura, destacada por Antônio Candido (2004), bem como as obras de Karnopp, L. B. (2006), Rachel Sutton-Spence (2021), Carlos Skliar (1997). Espera-se registar, com este trabalho, informações que possam colaborar com a melhoria do ensino e da aprendizagem no processo de leitura e da escrita para estudantes surdos.
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