A IMPORTÂNCIA DE PRODUÇÕES LITERÁRIAS DE AUTORIA DE PESSOAS SURDAS

Autores

  • José Vicente R. Silva Universidade de Brasília
  • Roberta Cantarela Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Direito à literatura, Libras, Língua portuguesa, Inclusão, Ensino e a aprendizagem

Resumo

Pretende-se tecer algumas reflexões acerca da importância das produções literárias de autoria de pessoas surdas e sobre como são construídas as representações sobre a literatura produzida em Língua de Sinais Brasileira (LSB), como elemento de representação da cultura surda no processo de leitura e escrita de textos em Língua Portuguesa e Libras. Esta pesquisa seguirá o método histórico-descritivo, que observa, registra, analisa e correlaciona fatos ou fenômenos (variáveis) sem manipulá-los. O marco teórico básico envolve o direito à literatura, destacada por Antônio Candido (2004), bem como as obras de Karnopp, L. B. (2006), Rachel Sutton-Spence (2021), Carlos Skliar (1997). Espera-se registar, com este trabalho, informações que possam colaborar com a melhoria do ensino e da aprendizagem no processo de leitura e da escrita para estudantes surdos.

Biografia do Autor

  • José Vicente R. Silva, Universidade de Brasília

    É estudante de Mestrado em Literatura e Práticas Sociais na Universidade de Brasília (UnB), também estuda graduação em Línguas Estrangeiras Aplicadas ao Multilinguísmo e à Sociedade da Informação (LEA-MSI/UnB), é graduado em Língua de Sinais Brasileira-Português como Segunda Língua (UnB) 2019, é graduado em pedagogia pela Faculdade JK (2006), tem pós-graduado em Educação Especial e Educação Inclusiva pela Faculdade Internacional de Curitiba FACINTER (2011). Trabalha no Centro de Referência para Pessoas em Situação de Rua da Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal, onde atua na aplicação de políticas públicas para pessoas em estado de vulnerabilidade social. Tem interesse em pesquisas sobre: Literatura, Direitos Humanos, Educação Inclusiva, Educação Social.

  • Roberta Cantarela, Universidade de Brasília

    É Professora Adjunta II de Português como Segunda Língua (PSL) no Curso de Língua de Sinais Brasileira - Português como Segunda Língua (LSB - PSL), no Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (LIP), do Instituto de Letras (IL), da Universidade de Brasília (UnB). Pesquisadora do grupo "Literatura, Educação e Dramaturgias Contemporâneas" cadastrado no CNPq. Desenvolve pesquisa na área de Teatro Performático, Teatro Político e Teatro Bilíngue (Libras e português). Possui graduação em Letras Português - Inglês pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Especialista em Língua Brasileira de Sinais (Libras) pela Uniandrade. Especialista em Língua, Literatura e Ensino e em História da Educação Brasileira e Mestra em Letras, na Linha de Pesquisa Linguagem Literária e Interfaces Sociais: estudos comparativos, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, Literaturas, Cinema e Teatro. Atuando principalmente nos seguintes temas: Língua Portuguesa, Português como Segunda Língua (PSL) para Surdos, Língua Inglesa, Literatura Comparada, Dramaturgia Brasileira e Inglesa. Foi professora de Português no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), no Câmpus Palhoça Bilíngue que foca Libras como L1 e Português como L2. Doutora em Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura, na Linha de Pesquisa Crítica Feminista e Estudos de Gênero, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente, exerce a função de Coordenadora das Mulheres (CODIM) da Secretaria de Direitos Humanos (SDH).

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Publicado

2023-09-30

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Trabalho completo