A METAFICÇÃO HISTORIOGRÁFICA EM HOMENS ELEGANTES

Autores

  • Jackeline Fernanda Ferreira Ribeiro Universidade Estadual de Goiás image/svg+xml
  • Alexandre Felizardo Bonafim Universidade Estadual de Goiás image/svg+xml

Palavras-chave:

metaficção, metaficção historiográfica, literatura contemporânea, pós-modernismo;, Homens Elegantes.

Resumo

Este artigo tem como corpus o romance Homens Elegantes, de Samir Machado de Machado. Pretende-se, valendo dos conceitos da ficção do pós-modernismo, em específico, o desenvolvido por Linda Hutcheon, descrever, de que forma a narrativa apresenta o discurso histórico e hegemônico para, enfim, promover um discurso de metaficção historiográfica. Homens Elegantes é uma narrativa imersiva sobre o Brasil Colônia e as coincidências entre ficção e realidade subvertem as expectativas do leitor provocando estranhamento, riso, ironia e reflexão, haja vista que, ao retornar o passado, a narrativa propõe uma reflexão crítica sobre os discursos dominantes, dialogando constantemente com temas do período colonial no século XVIII em sua relação dialética com o presente. A metodologia de análise neste estudo tem um caráter bibliográfico com o propósito de descrever a relação entre ficção e história, teorizada como metaficção historiográfica pela teórica Linda Hutcheon, presente na obra, pois Homens Elegantes retrata um fato em seu processo de narrativização e de perspectivismo múltiplo atrelado ao processo histórico.

Biografia do Autor

  • Jackeline Fernanda Ferreira Ribeiro, Universidade Estadual de Goiás

    Mestranda em literatura pelo programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Interculturalidade da Universidade Estadual de Goiás; bolsista da Capes.

  • Alexandre Felizardo Bonafim, Universidade Estadual de Goiás

    Doutor em Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo; professor do programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Interculturalidade da Universidade Estadual de Goiás.

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Publicado

2023-09-30

Edição

Seção

Trabalho completo