ANÁLISE DA CONVERSAÇÃO:

uma experiência de análise da marcação de turno em “Senhora dos Absurdos”

Autores

  • Célia Firmino Secretaria de Educação do Estado de São Paulo;
  • Magno Pinheiro de Almeida Universidade Federal de Mato Grosso do Sul image/svg+xml
  • Ulisses Tadeu Vaz de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul image/svg+xml
  • Vanessa Hagemeyer Burgo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul image/svg+xml

Palavras-chave:

Analise Conversação, Marcações de Turno, Fala/Diálogo

Resumo

Este artigo objetiva analisar elementos da transição de turno em vídeo de domínio público do YouTube, cujo projeto de interlocução, em Senhora dos Absurdos é o humor, e mostrar o assalto ao turno e manutenção dele como forma de poder e de controle. A abordagem teórica está fundamentada nas Teorias de Marcuschi (2003), sobre a Análise do Discurso, Projeto Paralelos – NURC-SP de Dino Pretti (1998 e 1999) e seus teóricos no campo da Linguística Aplicada e para finalizar Sascks, Schegloff (1914). O diálogo do vídeo mostra uma confrontação de forças que, ao final, se evidencia como problemática em termos de interação. Assim, verifica-se que quando as intenções de disputa e de poder estão em jogo, a regra básica da conversação “cada um fala por vez” torna-se assimétrica. Pela estratégia de assalto ao turno, constata-se constante violação sem que tal comportamento seja considerado uma falta de polidez. Para Dino Pretti (1999), as falas simultâneas, interrompidas não indicariam uma agressão aos espaços de fala do outro, mas essencialmente, um desejo impulsivo de participar, de marcar pontos de vista, posicionamentos, defesas, ou seja, de envolver-se na consecução de tarefas comuns.

Biografia do Autor

  • Célia Firmino, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo;
    Mestra em Estudos Literários e Professora de Educação Básica II na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo;
  • Magno Pinheiro de Almeida, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Mestre em Letras UEMS/CG e Doutorando em Letras UFMS/CPTL; Professor do Quadro Permanente da UFMS/CPAR;

  • Ulisses Tadeu Vaz de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Pós Doutor e Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem; Professor do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu e da Graduação UFMS/CPTL

  • Vanessa Hagemeyer Burgo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Pós Doutora em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários e Doutora em Estudos da Linguagem; Professora do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu e da Graduação UFMS/CPTL.

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Publicado

2023-09-30

Edição

Seção

Trabalho completo