ASPECTOS CULTURAIS DA CONVIVÊNCIA ENTRE GAÚCHOS E BAIANOS NA CIDADE DE BARREIRAS-BA

Autores

  • Sandra da Cunha Barbosa Nogueira Universidade Estadual de Goiás image/svg+xml
  • Darcilia Marindir Pinto Simões Universidade Estadual de Goiás image/svg+xml

Palavras-chave:

Cultura, Identidade, Regionalidade, Interdiscurso.

Resumo

A cultura é um importante registro da identidade de um povo, meio para entender diferenças linguísticas, ideológicas e sociais de uma determinada região. Quando se fala em cultura brasileira, um emaranhado de diversas manifestações se apresenta, culturas com suas particularidades históricas e sociais, com diferentes heranças culturais em todas as regiões do país. Comumente faz-se menção a eventos típicos de moradores de certas regiões do país. Nesse trabalho, são salientados os baianos, catarinenses, paranaenses e os gaúchos, que se encontram na região do oeste baiano, mais precisamente na cidade de Barreiras na Bahia. Suas festas e comidas como formas extremamente ricas de abordagem cultural e identitária. Através do interdiscurso é possível esclarecer o que já foi dito sobre a figura do baiano e a do gaúcho, determinando, assim, os efeitos de sentido evocados através imagens e falas. O objetivo desse trabalho é apresentar aspectos culturais de ambas as regiões que coexistem e a aparente sobreposição da cultura gaúcha à baiana. A convivência, geralmente, é construída a partir de representações simbólicas próprias de uma ou outra região, que, em muitos dos casos, evocam outros discursos sócio historicamente marcados, seja pelo rebaixamento, seja pelo preconceito em relação à cultura a determinado aspecto cultural. No que concerne à função das manifestações culturais, há certo consenso de que seu propósito é “transmitir”, “perpetuar” práticas significativas de determinada sociedade. Porém essa não é a única finalidade dessas práticas.

 

Biografia do Autor

  • Sandra da Cunha Barbosa Nogueira, Universidade Estadual de Goiás

    Aluna regular do programa de pós-graduação strictu-sensu da Universidade Estadual de Goiás campus Cora Coralina; turma 2021.1

  • Darcilia Marindir Pinto Simões, Universidade Estadual de Goiás

    Orientadora Titular e Língua Portuguesa – PPG/UERJ. Professora de Língua e Linguística do POSLLI-UEG. Líder SELEPROT (CNPq). Membro do NUPEQ – Núcleo de Pesquisas em Quadrinhos (UEMS). Coordenadora dos Projetos DIALOGARTS e LABSEM.

Downloads

Publicado

2023-09-29

Edição

Seção

Trabalho completo