AVALIAÇÃO DO IDEPE:
UM ESTUDO SOBRE PUBLICAÇÕES DE RESULTADOS NA CONCEPÇÃO DA ANÁLISE DO DISCURSO
Palavras-chave:
Análise do Discurso, Notícias;, SAEPE, IDEPEResumo
Com um olhar no viés da Análise do Discurso, do filósofo Michel Pêcheux, o presente artigo visa analisar as publicações, feitas por três jornais do estado de Pernambuco, de um mesmo evento: a divulgação dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (IDEPE) obtido, principalmente, através do Sistema de Avaliação de Pernambuco (SAEPE). A partir dessas 42 notícias realizamos uma análise das FORMAÇÕES DISCURSIVAS (FD) presentes na divulgação dos resultados e instrumentos utilizados nesse processo, bem como dos gestos de interpretação ocasionados, por meio da publicação da notícia no âmbito educacional, observados aqui a partir da divulgação de um mesmo fato materializados pelo embate entre diferentes mídias e sua vinculação no contexto político-institucional. Teoricamente fundamentamo-nos em Pêcheux (1969), Orlandi (2001), Indursky (2008) e outros, os quais abordam conceitos fundamentais, como as noções de Ideologia e Sujeito relevantes para o entendimento da fabricação discursiva nas notícias estandardizadas. Assim, como resultado foi possível perceber diferentes gestos de interpretação sobre o mesmo acontecimento realizados pelos três jornais no interior de uma FD. Além disso, podemos concluir que os discursos divulgados através dos textos jornalísticos favorecem novas significações de elementos discursivos mediante ao modo presente na sua construção, considerando a composição do sentido interpelada no enunciado.
Referências
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