AVALIAÇÃO DO IDEPE:

UM ESTUDO SOBRE PUBLICAÇÕES DE RESULTADOS NA CONCEPÇÃO DA ANÁLISE DO DISCURSO

Autores

  • Daniella Rafaelle do Nascimento Ferreira Universidade Federal de Pernambuco
  • Marcia Oliveira de Andrade Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Análise do Discurso, Notícias;, SAEPE, IDEPE

Resumo

Com um olhar no viés da Análise do Discurso, do filósofo Michel Pêcheux, o presente artigo visa analisar as publicações, feitas por três jornais do estado de Pernambuco, de um mesmo evento: a divulgação dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (IDEPE) obtido, principalmente, através do Sistema de Avaliação de Pernambuco (SAEPE). A partir dessas 42 notícias realizamos uma análise das FORMAÇÕES DISCURSIVAS (FD) presentes na divulgação dos resultados e instrumentos utilizados nesse processo, bem como dos gestos de interpretação ocasionados, por meio da publicação da notícia no âmbito educacional, observados aqui a partir da divulgação de um mesmo fato materializados pelo embate entre diferentes mídias e sua vinculação no contexto político-institucional. Teoricamente fundamentamo-nos em Pêcheux (1969), Orlandi (2001), Indursky (2008) e outros, os quais abordam conceitos fundamentais, como as noções de Ideologia e Sujeito relevantes para o entendimento da fabricação discursiva nas notícias estandardizadas. Assim, como resultado foi possível perceber diferentes gestos de interpretação sobre o mesmo acontecimento realizados pelos três jornais no interior de uma FD. Além disso, podemos concluir que os discursos divulgados através dos textos jornalísticos favorecem novas significações de elementos discursivos mediante ao modo presente na sua construção, considerando a composição do sentido interpelada no enunciado.

Biografia do Autor

  • Daniella Rafaelle do Nascimento Ferreira, Universidade Federal de Pernambuco

    Graduada em Língua Portuguesa e Língua Inglesa, pela Universidade Paulista– UNIP, Pós- Graduada - Lato Sensu na área de Psicopedagogia- Institucional, clínica e hospitalar e na área de Metodologia do ensino de língua portuguesa e literatura, pela Faculdade do Vale do Pirangi (FAVAPI), Mestra em Língua Portuguesa, pela Universidade de Pernambuco (UPE). Doutoranda em Linguística, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

  • Marcia Oliveira de Andrade, Universidade Federal de Pernambuco

    Graduada em Língua Portuguesa e suas Literaturas, pela Universidade de Pernambuco – UPE, Pós- Graduada - Lato Sensu - em Programação de Ensino de Língua Portuguesa, pela Universidade de Pernambuco-UPE, Mestra em Língua Portuguesa, pela Universidade de Pernambuco (UPE). Doutoranda em Linguística, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Referências

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Publicado

2023-09-29

Edição

Seção

Trabalho completo