AVALIAÇÃO SOCIOLINGUÍSTICA DE DOCENTES DE LÍNGUA PORTUGUESA ACERCA DO GÊNERO NEUTRO
Palavras-chave:
Crenças e Atitudes, . Língua Portuguesa., Gênero NeutroResumo
O presente trabalho objetiva, sob a ótica da Sociolinguística Variacionista (LABOV, HERZOG; WEINREICH, 2006[1968]; LABOV, 1964, CÂMARA JR, 1986, CARVALHO, 2002-2009; FARACO 2001; FERNÁNDEZ, 1998, GONÇALVES, 2020 e VIEIRA, 2018), analisar as crenças e atitudes linguísticas de professores(as) de Português acerca do uso do gênero neutro Em uma perspectiva sociolinguística, é possível analisar a neutralização de gênero no Português Brasileiro sobretudo no que tange à avaliação das formas neutras por profissionais de Língua Portuguesa, os quais têm um contato mais direto com a estrutura da língua. Partiremos de concepções relacionadas à caracterização da mudança linguística sobre os padrões de marcação e produtividade de gênero gramatical na língua, com a intenção de observar como os professores estão reagindo aos novos vocábulos derivados do uso do gênero neutro, se abordam o tema em suas aulas e como o fazem. Dessa forma, será possível verificar as diferentes atitudes de professores quando têm contato com o gênero neutro. O método de coleta dos dados se deu por medição direta, com um questionário adaptado na plataforma digital Google Forms. Mediante as atitudes linguísticas que foram manifestadas pelos participantes, os resultados demonstram que o processo de aceitação e/ou rejeição do gênero neutro é condicionado, sobretudo, por fatores sociais, como a identidade de gênero, e que cada professor(a) manifestou graus de aceitabilidade diferentes acerca do gênero neutro.