CAMINHOS E DESENCONTROS DE UMA POETA NEGRA:
Leodegária de Jesus
Palavras-chave:
Leodegária de Jesus, Poeta, Poesia., EspaçoResumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar, por meio de tópicos e análise do poema “Goiás”, os caminhos e os desencontros da escritora Leodegária de Jesus, poeta negra, que muito contribuiu para as letras goianas e, quiçá, para a literatura brasileira. No que concerne aos “caminhos”, traçaremos considerações que ilustrarão a trajetória da poeta na vida social e literária, destacando, dentre os vários lugares por onde ela passou, espaços que marcaram sua trajetória, que lhe causaram sabores – amizades, magistério, poesia, família –, bem como dissabores – distanciamento dos amigos, não realização profissional (formar-se em Direito) e a dor causada por um amor impossível, que muito chaga lhe traria ao coração. No que diz respeito à análise poética, podemos nos ater a aspectos que situam Leodegária de Jesus no sincretismo goiano, enfatizando as influências das estéticas românticas e parnasianas, com destaque a elementos ligados ao espaço. Para isso, contaremos com estudiosos e teóricos, como França (1996; 1998), Denófrio (2019), Jubé (1978), Camargo (2020), Rezende (2018, 2020), Teles (1983), Siqueira (2020), Eliade (1992), Bachelard (1978) e Tuan (1980).
Referências
CAMARGO, Goiandira de Fátima Ortiz. Tópicos sobre vida e obra da poetisa Leodegária de Jesus. Cora Coralina e Leodegária de Jesus - 130 anos de nascimento. Leitura em Revista. n. 16, abril de 2020. Disponível em: ler.iiler.puc-rio.br. Acesso em dezembro de 2021.
CATELAN, Álvaro; GOYANO, Augusto J. Mene. Súmulas da Literatura Goiana. Goiânia: Livraria Brasil Central Editora, 1970.
DENÓFRIO, Darcy França (org). Lavra dos goiases III: Leodegária de Jesus. Goiânia: Cânone Editorial; Livraria Leodegária, 2019.
ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano. Tradução Rogério Fernandes. São Paulo: Martins Fontes: 1992.
FRANÇA, Basileu Toledo. Poetisa Leodegária de Jesus. Goiânia: Kelps, 1996.
FRANÇA, Basileu Toledo. Velhas Escolas. Goiânia: Ed. UFG, 1998.
JESUS, Leodegária de. Lavra dos goiases III: Leodegária de Jesus. Goiânia: Cânone Editorial; Livraria Leodegária, 2019.
JESUS, Leodegária de. Coroa de Lírios. Cidade de Goiás-Go: Leodegária publicações/ Trilhas urbanas, 2020.
JESUS, Leodegária de. Orchideas. 3 ed. Cidade de Goiás-Go: Leodegária publicações, 2021.
JUBÉ, Antônio Geraldo Ramos. Síntese da história literária de Goiás. Goiânia: Oriente, 1978.
POULET, Georges. O Espaço Proustiano. Trad. Ana Luiza B. Martins Costa. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1992.
REZENDE, Tânia Ferreira. A semiótica dos corpos na literatura goiana: o corpo negro de Leodegária de Jesus. Revista Plurais – Virtual, Anápolis-Go, vol. 8, n. 1, jan./abr. 2018.
REZENDE, Tânia Ferreira. A aesthesis afrodiaspórica na poética de Leodegária de Jesus. Cora Coralina e Leodegária de Jesus - 130 anos de nascimento. Leitura em Revista. n. 16, abril de 2020. Disponível em: ler.iiler.puc-rio.br. Acesso em dezembro de 2021.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo – razão e emoção. São Paulo: Edusp, 2002.
SIQUEIRA, Ebe Maria de Lima. No cálix perfumado das violetas. In: JESUS, Leodegária de. Coroa de lírios: versos. Cidade de Goiás-Go: Leodegária publicações; Trilhas urbanas, 2020.
SIQUEIRA, Ebe Maria de Lima. Leodegária de Jesus: um pássaro com espinho na garganta. Cora Coralina e Leodegária de Jesus - 130 anos de nascimento. Leitura em Revista. n. 16, abril de 2020. Disponível em: ler.iiler.puc-rio.br. Acesso em dezembro de 2021.
TELES, Gilberto Mendonça. A poesia em Goiás; estudo/antologia. 2 ed. rev. Goiânia: Ed. da Universidade Federal de Goiás, 1983.
TUAN, Yi Fu. Topofilia – um estudo da Percepção, Atitudes e Valores do Meio Ambiente. São Paulo: DIFEL, 1980