COMO PESQUISAR AUTORAS MEDIEVAIS

Autores

  • Luã Áquila Ferreira de Freitas Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Idade Média., Mulher., Misoginia, Autoria Feminina.

Resumo

O estudo e a pesquisa de mulheres autoras é difícil, considerando uma série de questões que se alastram e reverberam um olhar misógino dentro e fora da academia. Observamos, de um modo geral, a escassa presença de autoria feminina nos currículos universitários e nos currículos do ensino básico. Ora, mulheres existem e existiram no decorrer da humanidade, produzindo escrita e intelectualidade. No minicurso ministrado, enfocamos nas dificuldades e problemáticas de se realizar estudos de autoras medievais. Além disso, focamos em diferentes estratégias que possibilitam a execução de tais estudos. Em minha trajetória, pessoal e enquanto pesquisador e acadêmico, houve um interesse profundo pela escrita de mulheres do período medieval. Esse interesse se deu de modo concomitante com a revolta pela indisponibilidade e dificuldade em acessar esses escritos, considerando a falta de tradução e de acessibilidade virtual e física dos livros e textos, de um modo geral. Dentro desse cenário e, agora, ao final de um doutoramento de escrita religiosa de autoras medievais, foi necessário encontrar maneiras, recursos, estratégias, etc. para a realização dos estudos acima mencionados. Encontramos, ainda, dificuldades e truncamentos na recepção crítica dos escritos de autoras mulheres do período medieval, algo que, também, enfocamos em nosso diálogo. O minicurso teve um caráter expositivo e dialogado, que contou com a presença de uma exposição acerca da realização de pesquisas sobre autoras medievais, seguido de diálogos com as participantes do curso. Assim sendo, proponho um diálogo acerca de diferentes caminhos e possibilidades para a realização de pesquisas de autoras medievais.

Biografia do Autor

  • Luã Áquila Ferreira de Freitas, Universidade Federal de Goiás

    Doutorando em Estudos Literários pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás. Possui Mestrado em Estudos Literários pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás e título de Bacharel em Estudos Literários pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás. Realiza pesquisas sobre a Mulher e a Misoginia na Literatura, especificamente no Período Clássico (grego e romano) e na Idade Média. No momento, pesquisa a escrita religiosa de mulheres autoras da Idade Média.

Referências

BLOCH, R. H. Misoginia medieval e a invenção do amor romântico ocidental. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995.

DRONKE, P. Women writers of the Middle Ages. Cambridge: Cambridge University Press, 1984.

DUBY, G. As damas do século XII. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

ECO, U. Idade Média: bárbaros, cristãos e muçulmanos. Alfradige, Publicações Dom Quixote, 2010.

FONSECA, P. C. L. Mulher e misoginia na visão dos Padres da Igreja e do seu legado medieval: estudo e leitura de textos fundamentais. Goiânia: Ed. Da PUC Goiás, 2017.

WILSON, K. (org.). Medieval women writers. University of Georgia Press: Athens, 1984.

LE GOFF, J. A civilização do ocidente medieval. Bauru: Edusc, 2005.

__________. As raízes medievais da Europa. Petrópolis: Ed. Vozes, 2007.

__________. Os intelectuais na Idade Média. Rio de Janeiro: José Olympio, 2006.

MANNE, K. Down girl: the logic of misogyny. New York: Oxford University Press, 2018.

THURER, S. The myths of motherhood: how culture reinvents the good mother. New York: Houghton Mifflin Company, 1994.

Downloads

Publicado

2023-09-29

Edição

Seção

Trabalho completo