DON GIOVANNI DE JOSÉ SARAMAGO:
DE DISSOLUTO PUNIDO A ABSOLVIDO
Palavras-chave:
Don Giovanni., Lorenzo da Ponte, Azio Corghi, Mozart, Dispositivo, José SaramagoResumo
Esta publicação procurará estabelecer a comparação entre a peça de José Saramago, intitulada Don Giovanni ou o dissoluto absolvido, escrita para a ópera de Azio Corghi, “Don Giovanni il dissoluto assolto”, e o libreto de Lorenzo da Ponte, intitulado Don Giovanni, escrito para a também ópera de Wolfgang Amadeus Mozart, “Il dissoluto punito ossia il Don Giovanni”, cuja estreia aconteceu em 1787, no Teatro di Praga. Portanto, a relação da literatura com o teatro, a ópera e a música. Vários autores, desde o século XVI, pelo menos, debruçaram-se sobre o “mito” de Don Giovanni, que encarna o símbolo da devassidão, do excesso, da volúpia e da total entrega à ambição e a um objetivo vazio de sentido. A principal contribuição de Saramago talvez tenha sido a de garantir a sua absolvição, desafiando os elementos trágicos e barrocos, presentes no libreto de Lorenzo da Ponte, em que à referida personagem – por sua conduta desregrada e o assassínio do Comendador – só restava a condenação ao inferno. No texto de Saramago, a absolvição do devasso Don Giovanni aparentemente se dá pelo desaparecimento das provas de seus crimes: do caderno com o registro de suas vítimas seduzidas. No entanto, também é através da simplicidade da camponesa Zerlinda que o nobre Don Giovanni é finalmente derrotado. Contudo, ainda persiste a questão: no mundo atual há absolvição para o misógino e machista Don Giovanni? Para tanto se utilizou do pensamento de Walter Benjamin, Michael Foucault, John Gessner, Carlos Reis e Giorgio Agamben.
Referências
BENJAMIN, Walter. O anjo da história. Organização e tradução por João Barrento. 2ª edição. 2ª reimpressão. Belo Horizonte, Autêntica Editora, 2018.
GASSNER, John. Mestres do teatro I. Tradução por Alberto Guzik e J. Guinsburg. 4ª edição. São Paulo, Editora Perspectiva, 2014.
HUTCHEON, Linda. Poética do pós-modernismo. Tradução por Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1991.
PONTE, Lorenzo da. Don Giovanni. Italiana. Testi della tradizione per il XXI Secolo. Literatura Teatrale. Milano, Simplicimus Book Farm, 2009.
REIS, Carlos. Dicionário de estudos narrativos. Coimbra, Edições Almedina, 2018.
SARAMAGO, José. Don Giovanni ou o dissoluto absolvido. São Paulo, Companhia das Letras, 2005.