EFEITO RETROATIVO DAS AVALIAÇÕES DO SAEPE NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Palavras-chave:
Avaliação em larga em escala, Efeito Retroativo, SAEPE.Resumo
A presente pesquisa investiga os efeitos retroativos (ANDERSON E WALL, 1993; SCARAMUCCI, 2004; ANDREWS, 2004; CHENG, 2004) do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE) nas aulas de Língua Portuguesa. Correlato a esse panorama, realiza um movimento de compreender fatores externos (internacionais) e internos (nacionais e locais) para a emergência de um sistema de avaliação do desempenho em PE no início do século XXI. O objetivo é analisar as relações entre a Avaliação em Larga Escala do SAEPE e seus impactos retroativos sobre o ensino de Língua Portuguesa. O estudo tem como escopo as contribuições da Linguística Aplicada, buscando aporte teórico no conceito de transdisciplinaridade e colonialismo implícito nas avaliações do SAEPE (FABRICIO, 2017), esforçando-se em dialogar com um tipo de pesquisa fundamentada em uma base político-educacional (e nos conceitos de Avaliação em Larga Escala para o cenário de Língua Portuguesa e leitura (AFONSO, 2001/2013; BALL, 2002; SUASSUNA, 2007; GATTI, 2013; FREITAS, 2014; WERLE, 2014; BAUER, 2015/2017/2022). A metodologia tem caráter qualitativo e se norteia pela LA ao traçar um percurso indisciplinar (MOITA LOPES, 2006a; AMORIM, 2017) que privilegia a análise de diversos documentos (diários oficiais, avaliações, prescrições para os professores, postagens, cadernos de avaliação do CAED etc.) e rodas de conversa com docentes de Língua Portuguesa do 9° ano da rede pública do estado de Pernambuco sobre o SAEPE. Como resultados esperados, pretende-se neste trabalho trazer um olhar analítico partindo da inquietação fundante das imbricações entre a necessidade de averiguar o efeito retroativo das avaliações do SAEPE e seus impactos sobre o ensino de leitura nas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental em dois municípios do Agreste Meridional de Pernambuco.