HISTÓRIAS EM QUADRINHOS DIGITAIS
LEITURA, PRODUÇÃO E POSSIBILIDADES EDUCACIONAIS
Palavras-chave:
Histórias em quadrinhos, Quadrinhos digitais, Ensino-aprendizagemResumo
O propósito deste artigo é contribuir com as discussões sobre o gênero histórias em quadrinhos (HQ) e compreender as relações com o digital, incluindo seus aspectos multimodais, e as possibilidades de interlocução com a educação, no sentido de produzir reflexões sobre o gênero e aplicações práticas (Feijó, 1997; Ramos, 2009: Vergueiro; Ramos, 2009; Eisner, 2010). Na perspectiva dos multiletramentos, destaca-se que, no momento atual, uma pessoa letrada precisa estabelecer sentido a produções que incorporem múltiplas linguagens (Dionísio, 2011). Com o avanço das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, a expressão humana abarca mais que o texto escrito. Há uma junção de novas formas de se comunicar, sendo essa uma das características das HQs em suporte digital (Franco, 2008). Dessa forma, os quadrinhos são influenciados pelas tecnologias e sua materialidade oferece novas possibilidades, as quais também podem ser incorporadas nas práticas educativas.