REVISITANDO O CÂNONE LITERÁRIO
INTERCULTURALIDADE NOTEXTO LITERÁRIO SOB O VIÉS DA ANÁLISE DO DISCURSOECOSSISTÊMICA
Palavras-chave:
Análise do Discurso Ecossistêmica, Interculturalidade, Texto literárioResumo
Em um mundo cada vez mais globalizado e diverso, é importante pensar nas interações entre as culturas, inclusive em contexto educacional, para um convívio mais harmonioso. A interculturalidade é o diálogo entre diferentes culturas que pressupõe intercâmbio e enriquecimento mútuo, estabelecendo o respeito e entendimento entre elas. Alinha-se aos pressupostos teóricos da Análise do Discurso Ecossistêmica (ADE) – disciplina linguística que tem suas bases na Ecologia – e contribui para uma nova forma de se estudar o texto literário em sala de aula. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é propor uma leitura intercultural do cânone literário, sob o viés da ADE, utilizando-se como corpus o conto Um homem célebre, de Machado de Assis. Adota-se o método da focalização, próprio da ecometodologia, no qual a análise é focada nas interações ficcionais que ocorrem na narrativa. Recorre-se ao conceito de ecossistema cultural e interculturalidade, aliados às reflexões sobre a Literatura enquanto direito humano, para entender como esses elementos contribuem para o processo de humanização proporcionado pela leitura literária. A análise do conto mostra que o conflito do protagonista entre a música popular e clássica é na verdade um reflexo da tensão entre nacional e estrangeiro, que poderia ser amenizado por meio de uma relação intercultural. Os resultados da análise apontam que a interculturalidade, aliada à ADE, pode oferecer novos caminhos para a compreensão do texto literário e seu papel no estudo da linguagem e da sociedade.
Referências
ASSIS, Machado de. 50 contos de Machado de Assis. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
BORGES FILHO, Ozíris. Espaço e literatura: introdução à topoanálise. Franca: Ribeirão gráfica e editora, p. 139-159, 2007.
BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. Editora Cultrix, 1994.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In.: CANDIDO, Antonio. Vários escritos, v. 3, p. 235-263, 1995.
CASAL, Isabel Iglesias. Construyendo la competencia intercultural: sobre creencias, conocimientos e destrezas. In: Carabela n. 54 – La interculturalidad en la enseñanza de español como segunda lengua / lengua extranjera. Madrid: SGEL, p. 5-28, 2003.
CASANOVA, Pascale. A República Mundial das Letras. São Paulo: Estação Liberdade, 2002.
CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números. Rio de Janeiro: José Olympio, 2001.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Editora Contexto, 2009.
COUTO, Elza Kioko Nakayama do. Ecolinguística – Um diálogo com Hildo Honório do Couto. Coleção: Linguagem e Sociedade, Vol. 4. Campinhas, SP: Pontes Editores, 2013.
COUTO, Elza Kioko Nakayama Nenoki do; FERNANDES, Eliane Marquez da Fonseca. Análise do discurso ecossistêmica (ADE): teoria e prática. Brasília: Programa de Pós-Graduação em Linguística / Universidade de Brasília, 2021.
COUTO, Hildo Honório do. Ecolinguística: estudo das relações entre língua e meio ambiente. Brasília: Thesaurus Editora, 2007.
COUTO, Hildo Honório do. Ecossistema cultural. In: Ecolinguística: Revista Brasileira de Ecologia e Linguagem, v. 04, n. 01, p. 12-26, 2018.
COUTO, Hildo Honório do. Linguística Ecossistêmica. Ecolinguística: Revista Brasileira de Ecologia e Linguagem, v. 01, n. 01, p. 47-81, 2015.
CUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais. Bauru: EDUSC, 1999.
DAMÁSIO, António. A estranha ordem das coisas: as origens biológicas dos sentimentos e da cultura. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 2018.
KRAMSCH, Claire. Cultura no ensino de língua estrangeira. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, v. 12, p. 134-152, 2017.
PRIBERAM DICIONÁRIO. Célebre. Disponível em: https://dicionario.priberam.org/c%C3%A9lebre. Acesso em: 30 set. 2024.
REIS, Roberto. Cânon. In: Palavras da crítica. Rio de Janeiro: Imago, p. 65-92, 1992.
RUIZ, Laura Verónica. A abordagem intercultural: um desafio na sala de aula. Análise de livros didáticos e reelaboração de atividades para aulas de PLE. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Letras (FL), Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, Goiânia, 2017.
SILVA, Anderson Nowogrodzki da. O conceito de discurso sob a perspectiva da Análise do Discurso Ecossistêmica. BOLETIM DO GEPLE (Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Ecossistêmica), n. 10, p. 16-21, 2022.
WEISSMANN, Lisette. Multiculturalidade, transculturalidade, interculturalidade. In: Construção psicopedagógica, v. 26, n. 27, p. 21-36, 2018.
WISNIK, José Miguel. Machado Maxixe: Ocaso Pestana. In: Teresa, n. 4-5, p. 13-79, 2003.