PRÁTICAS DE LEITURA DO GÊNERO DISCURSIVO QUADRINHOS
Palavras-chave:
História em quadrinhos, Gênero discursivo, Leitura, DiscursoResumo
O presente artigo é resultado do projeto de extensão intitulado “Leitores e Leituras de História em Quadrinhos” da Universidade Estadual de Goiás (UEG), campus Cora Coralina. Esse projeto pretende propiciar o letramento por meio do gênero discursivo História em Quadrinhos, no contexto escolar. Assim sendo, intencionamos, por meio deste texto, discutir e apresentar uma orientação metodológica, uma reflexão analítica sobre os conceitos axiológicos do dialogismo – situação extraverbal – advindos dos estudos do Círculo de Bakhtin – especificamente as obras Voloshinov (2019) e Bakhtin (2003) – e de outros pesquisadores que desenvolveram pesquisas nesse escopo teórico, como Vergueiro (2009), Rodrigues (2001), entre outros. Assim, propomos um exercício de leitura, aplicando esse conceito eleito para mostrarmos como se poderia realizar a prática com esse gênero discursivo sob essa perspectiva, para que o professor, em sala de aula, possa criar condições para o aluno, enquanto leitor desse gênero, perceber que deve ir além da reprodução do que está dito no texto, devendo perpassar o sentido do que está escrito ou expresso: abrangendo uma dimensão social, histórica e cultural, na construção de novos sentidos. Somente dessa forma, acreditamos que ele possa se tornar um leitor proficiente, inserido na sociedade e participando como sujeito ativo/responsivo. Assim, ao voltarmos nosso olhar para a leitura da HQ de Maurício de Sousa, especificamente, podemos analisá-la a partir dos conceitos basilares e propor uma abordagem discursiva, visto que ao explorá-la como enunciado, temos uma proposta abrangente de discussão para além do que está descrito no texto.
Referências
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