CAMINHOS DECOLONIAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA
RECONSTRUINDO SABERES
Palavras-chave:
Linguística Aplicada, Formação de professores, Letramentos Crítico DecolonialResumo
Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a formação crítica do docente e dos discentes do curso de Letras Português, da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), no decorrer da disciplina de Linguística Aplicada, com base na teoria do Letramento Crítico Decolonial (Meniconi; Ifa 2024), a fim de corroborar para a formação inicial e continuada desses professores. Nesse sentido, respaldo-me nos pressupostos teóricos da Linguística Aplicada (Moita Lopes, 2022; Fabrício, 2017), dos letramentos sociais (Street, 2014) e da Decolonialidade (Oliveira; Candau, 2010). Metodologicamente, a pesquisa se classifica como uma pesquisa-ação (Thiollent, 1986) de abordagem qualitativa (Godoy, 1995). Como metodologia de análise, utilizarei a Análise Textual Discursiva que é uma abordagem de análise de dados que transita entre duas formas consagradas de análise na pesquisa qualitativa que são a análise de conteúdo e a análise de discurso (Moraes; Galiazzi, 2007). Os dados serão construídos ao longo do semestre letivo 2025.2, na disciplina de Linguística aplicada, no curso de Letras Português da Universidade Estadual de Alagoas. Como fonte de análise, pretendo contar com: discussões em sala de aula, diários reflexivos (docente e discente), ensaio acadêmico, elaboração de oficinas e seminários abertos ao público. Ademais, espero que esta pesquisa possibilite a conscientiz(ação) sobre temáticas tão necessárias como o racismo, a violência de gênero, a homofobia, a xenofobia, a fome etc., a partir da linguagem enquanto prática social, promovendo o letramento crítico decolonial (Meniconi; Ifa, 2024) nos professores em formação inicial, para que possam propagar essas ações em suas salas de aula.
Referências
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