UM OLHAR HISTÓRICO PARA AS ATIVIDADES DE LINGUAGEM DO SÉCULO XX E XXI
Palavras-chave:
Atividades de linguagem, Livro didático, PPerspectiva histórica, Língua maternaResumo
O presente trabalho tem como objetivo principal verificar aspectos teórico-metodológicos que fundamentam a disciplina de Língua Portuguesa (LP) no Brasil nos séculos XX e XXI. Ademais, tentou-se recuperar o discurso da Linguística com relação às propostas de reformulação do ensino de LP nos anos 1980 e, ainda, caracterizar o atual contexto da disciplina. Além disso, buscou-se apresentar atividades de linguagem presentes em dois momentos distintos do ensino da língua: os anos 2000, século XX, e a atualidade, século XXI. Para isso, foram utilizadas as categorias de análise do ISD, pautadas nos escritos de Bronckart e Machado (2009). Dessa maneira, para análise do corpus, em um primeiro momento, olha-se para o contexto físico e o contexto social e subjetivo de produção dos livros didáticos e, em seguida, observa-se o nível organizacional dos materiais. Nesse sentido, é notório que o livro de 2000 passa por uma modificação no que se refere à concepção de linguagem, mas, ainda, prevalecem atividades voltadas para gramática normativa; já o livro de 2022, apresenta atividades reflexivas que auxiliam na constituição da cidadania do sujeito, da mesma forma, apresenta temáticas que estão em circulação entre os jovens.
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