PROPOSTA DE RUBRICAS AVALIATIVAS PARA O ENSINO DE GÊNEROS TEXTUAIS

Autores

  • Daniella de Sousa Oliveira Universidade Estadual de Minas Gerais
  • Joane Marieli Pereira Caetano Universidade Estadual de Minas Gerais

Palavras-chave:

Miniconto, Livro didático, Rubricas avaliativas

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018) assume a centralidade do texto, através dos gêneros textuais, como unidade de trabalho do ensino de língua portuguesa. Assim, espera-se que o Livro Didático de Português (LDP), em conformidade com o documento oficial, também adote proposições que privilegiam essa escolha. Deste modo, surge a seguinte questão-problema: O LDP apresenta propostas de trabalho com os gêneros textuais em conformidade com os pressupostos vigentes, como os apresentados pela BNCC? Assim, objetiva-se propor rubricas avaliativas que possuam os itens indispensáveis para avaliação da abordagem de determinado gênero textual no LDP. Metodologicamente, consiste em uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, cujo tratamento de dados corresponde à técnica de Interpretação seguida de construção de modelos (Marconi; Lakatos, 2003). Dentre os resultados esperados, pretende-se a reflexão a respeito das práticas didáticas aplicadas no ensino a partir dos gêneros, e, como produtos pretendidos, instrumentos avaliativos para revisão das abordagens metodológicas, denominados rubricas avaliativas.

Biografia do Autor

  • Daniella de Sousa Oliveira, Universidade Estadual de Minas Gerais

    Estudante do curso de Letras — Português/Inglês da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Bolsista PIBIC/FAPEMIG-UEMG, unidade Carangola-MG.

  • Joane Marieli Pereira Caetano, Universidade Estadual de Minas Gerais

    Docente da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Pesquisadora Produtividade da UEMG – PQ/UEMG, unidade Carangola-MG.

Referências

BIAGIOTTI, Luiz Claúdio Medeiros. Conhecendo e aplicando rubricas em avaliações. 2005. Disponível em: <https://www.abed.org.br/congresso2005/por/pdf/007tcf5.pdf >. Acesso em: 03 nov. 2024.

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LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5.

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Publicado

2025-03-12